Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRF-1 revoga prisão de Daniel Vorcaro e executivos do Banco Master

A desembargadora Solange Salgado da Silva determinou que os investigados deixem a prisão, mas cumpram medidas cautelares rigorosas.

Portal de Prefeitura

28 de novembro de 2025 às 23:38   - Atualizado às 23:42

Dono do Banco Master é preso pela Polícia Federal.

Dono do Banco Master é preso pela Polícia Federal. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, nesta sexta-feira (28), conceder liberdade provisória ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e a outros quatro executivos da instituição financeira. Todos estavam presos desde a operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada.

A desembargadora Solange Salgado da Silva determinou que os investigados deixem a prisão, mas cumpram medidas cautelares rigorosas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Vorcaro estava detido no Centro de Detenção Provisória 2 de Guarulhos (SP), após ser preso no aeroporto, quando tentava embarcar para Dubai no dia 17.

Quem também foi liberado

Além de Vorcaro, receberam o benefício:

  • Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Master
  • Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, RH, Operações e Tecnologia
  • Alberto Felix de Oliveira Neto, superintendente executivo de Tesouraria
  • Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, sócio da instituição

Todos estão proibidos de manter contato entre si, com outros investigados, testemunhas e ex-funcionários do Banco de Brasília (BRB) e do próprio Master,  seja presencialmente, por telefone, pela internet ou por terceiros. Eles também não poderão deixar o município onde residem sem autorização judicial e permanecem sem passaporte.

Na decisão, a magistrada afirmou que, embora o caso envolva valores expressivos, as medidas alternativas “são suficientes para garantir o andamento das investigações e impedir risco de fuga”.

Veja Também

Operação investiga fraude bilionária

A operação Compliance Zero apura um suposto esquema de emissão de títulos fraudulentos e negociados com o BRB. Segundo a PF, o Banco Master vendia papéis com a promessa de rendimento até 40% acima da taxa de mercado, o que seria inviável financeiramente.

O esquema, segundo as investigações, pode ter movimentado R$ 12 bilhões. No mesmo dia em que a operação foi deflagrada, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master e bloqueou os bens dos controladores e ex-administradores.

A defesa de Vorcaro tenta derrubar as prisões em três instâncias — TRF-1, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). No STJ, os advogados afirmam que não há risco de interferência nas investigações, já que o banco foi liquidado e Vorcaro não possui mais ingerência sobre a instituição. No STF, a defesa argumenta que o caso não deveria tramitar na Justiça Federal de Brasília.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:59, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter