Concurso para Agente de Trânsito. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, confirmou a realização de um novo concurso público voltado para a área de trânsito. O município definiu o Instituto IGEDUC como banca organizadora do certame que vai ofertar 30 vagas para o cargo de Agente de Trânsito.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do último dia 15 de agosto, por meio de dispensa de licitação.
Segundo informações apuradas pela Plataforma EP, o concurso deve seguir o formato de prova objetiva com questões de múltipla escolha. A expectativa é de que o edital seja divulgado até o mês de outubro, abrindo caminho para que os candidatos interessados tenham acesso ao cronograma oficial e ao conteúdo programático.
O anúncio oficializa uma demanda antiga do município. Paulista não abre concurso público para a função de Agente de Trânsito desde 2006, quando a seleção foi organizada pela banca IAUPE.
Isso significa que, ao longo de quase duas décadas, a cidade manteve o quadro ativo apenas com os profissionais que já estavam em exercício, sem reposição através de concursos.
O processo ganhou maior repercussão depois de menções feitas pelo vereador Kenneyo Miguel, líder do governo na Câmara Municipal. O parlamentar destacou anteriormente que a previsão era de lançamento apenas em 2025.
No entanto, a escolha da banca organizadora indica avanço mais rápido do que o esperado e reforça o compromisso da atual gestão em fortalecer a área de mobilidade urbana.
De acordo com informações levantadas pela Plataforma EP, a expectativa é de que o certame atraia um número altp de candidatos, principalmente pelo tempo em que a cidade ficou sem abrir vagas nessa área.
O último concurso, realizado há quase vinte anos, mobilizou centenas de pessoas que buscavam estabilidade e a chance de atuar diretamente na organização do trânsito local.
O Instituto IGEDUC, responsável por conduzir o concurso, será encarregado de elaborar o edital, aplicar as provas e conduzir todas as etapas do processo seletivo.
2
20:31, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O candidato poderá solicitar isenção caso esteja inscrito no CadÚnico ou seja doador de medula óssea.
O certame prevê vagas imediatas e formação de cadastro reserva para profissionais com níveis médio, técnico e superior.
A gestão realizou a nova convocação após registrar desistências de candidatos chamados anteriormente pela Portaria nº 270/2025.
mais notícias
+