Dr. Ruy Lyra é médico endocrinologista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com longo e respeitado currículo na atividade profissional.
22 de janeiro de 2026 às 13:08 - Atualizado às 23:41
Novo diretor acadêmico da Faculdade de Medicina de Olinda traz experiência internacional Foto: Divulgação
A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) anunciou o Dr. Ruy Lyra como novo Diretor Acadêmico da instituição. Ele é médico endocrinologista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
"Um novo capítulo começa na trajetória vitoriosa da FMO. É com grande satisfação que apresentamos o Dr. Ruy Lyra como nosso novo Diretor Acadêmico. Trata-se de um profissional que traz em sua biografia as marcas da excelência, inovação e compromisso com a formação médica de qualidade", afirmou o Diretor-Geral da FMO, Inácio de Barros Melo Neto.
Ele ressaltou ainda o vasto currículo do Dr Ruy Lyra, graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), com mestrado e doutorado em Genética pela UFPE.
O médico também possui Tseu Felix Senior Research Fellow do Harris Manchester College, University of Oxford, associado com o Tseu Medical Institute.
Dr Ruy Lyra já foi Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2007-2009), Vice-presidente da Federação Panamericana de Endocrinologia (FEPAEN - 2012-2015), Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (2014-2015), Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (2024-2025).
A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), que em novembro do ano passado completou 10 anos, só existe hoje graças à visão empreendedora de seu fundador, Inácio de Barros Melo Neto, e do apoio recebido do então governador de Pernambuco Eduardo Campos e do ex-prefeito Renildo Calheiros.
Quem sempre ressalta a relevância dos dois políticos para a viabilização da FMO é o próprio Inácio, que também destaca a importância do sentimento de gratidão em todos os eventos públicos da instituição.
"Foram mais de dez anos de luta para que hoje a gente possa usar o slogan "Orgulho de ser FMO". Mas eu nunca esquecerei da contribuição fundamental de Renildo e Eduardo para que o sonho fosse transformado em realidade", afirmou Inácio de Barros Melo Neto.
De acordo com ele, Renildo Calheiros foi quem sugeriu o investimento em uma escola de medicina - a ideia original era uma faculdade de Direito.
E Eduardo, governador na época, firmou os convênios com os hospitais públicos, necessários para obtenção das autorizações iniciais de funcionamento da instituição.
"Sem Renildo e Eduardo a Faculdade de Medicina de Olinda simplesmente não existiria. Enquanto vida eu tiver, repetirei esta verdade", resume.
2
3
4
03:05, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+