Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Julgamento de Bolsonaro: confira datas e horários

O processo envolve o ex-presidente e sete aliados, indicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como integrantes do chamado "núcleo 1".

Redação

29 de agosto de 2025 às 11:45   - Atualizado às 11:46

Ex-presidente Bolsonaro.

Ex-presidente Bolsonaro. Alan Santos/PR

O Supremo Tribunal Federal (STF) começará em setembro o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete investigados, apontados por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

As sessões estão distribuídas ao longo de duas semanas, em diferentes dias e horários, conforme o calendário definido pela Corte.

O processo envolve Bolsonaro e sete aliados, indicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como integrantes do chamado “núcleo 1”, considerado o centro da organização criminosa.

Eles respondem por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, além de crimes de dano qualificado e contra patrimônio tombado.

O calendário oficial prevê que as sessões ocorram nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, com horários divididos entre 9h às 12h e 14h às 19h.

Veja Também

No início, o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, fará a abertura dos trabalhos. Em seguida, o relator Alexandre de Moraes apresentará o relatório do processo, resumindo as investigações e as alegações finais.

Depois, será a vez da PGR expor a acusação contra os réus, e as defesas terão até uma hora para sustentações orais. Concluída essa etapa, Moraes iniciará a votação, analisando pedidos preliminares, como nulidades, retirada do caso do STF ou pedidos de absolvição. Posteriormente, os ministros avaliarão o mérito, decidindo sobre a condenação ou absolvição e definindo as penas, se houver. A sequência de votação seguirá a ordem de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Caso haja absolvição, o processo será arquivado, sem aplicação de penas. Já em caso de condenação, os magistrados definirão as penas de prisão ou restrições de direitos, além de possíveis efeitos civis e administrativos.

Entre eles, estão o pagamento de indenizações por danos causados, incluindo reparação por danos morais coletivos, e a perda de cargos públicos ou mandatos eletivos, caso a pena ultrapasse quatro anos de prisão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:34, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter