Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRUMP restaura PROIBIÇÃO do uso de VERBAS FEDERAIS para ONGs pró-aborto

A decisão foi oficializada por meio de uma ordem executiva que revoga a diretriz de 2021, emitida pelo ex-presidente Joe Biden, que havia eliminado a política.

Ricardo Lélis

28 de janeiro de 2025 às 20:34   - Atualizado às 20:34

Donald Trump e feto

Donald Trump e feto Fotos: Tia Dufour/ Casa Branca e Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reinstaurou na última sexta-feira, 24 de janeiro a Política da Cidade do México, medida que proíbe o uso de recursos federais americanos para financiar organizações estrangeiras que realizam ou promovem o aborto como método de planejamento familiar.

A decisão foi oficializada por meio de uma ordem executiva que revoga a diretriz de 2021, emitida pelo ex-presidente Joe Biden, que havia eliminado a política.

A regra, originalmente adotada pelo republicano Ronald Reagan em 1985, tem sido alvo de alterações a cada troca de governo.

Desde sua implementação, a medida foi revogada por presidentes democratas e restaurada por republicanos.

Durante seu primeiro mandato, Trump expandiu o alcance da política para abranger novas iniciativas de saúde pública financiadas pelo governo.

Veja Também

A medida proíbe que organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras que promovam ou realizem abortos recebam recursos federais dos Estados Unidos. No entanto, governos estrangeiros e alguns grupos internacionais continuam isentos dessa regra.

A política ganhou seu nome popular em 1984, quando foi apresentada na II Conferência Internacional sobre População da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na Cidade do México.
 
A restauração da política foi elogiada por ativistas pró-vida. O deputado republicano Chris Smith, de Nova Jersey, declarou esperar que o retorno da regra permita uma revisão abrangente dos programas internacionais que recebem financiamento federal.

Smith, que foi um dos defensores originais da medida durante a gestão Reagan, ressaltou a necessidade de supervisão rigorosa do uso de dinheiro público.

Ele citou o caso em que fundos do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da AIDS (PEPFAR) foram usados para realizar abortos em Moçambique, como exemplo da necessidade de maior controle.

A decisão de Trump integra uma série de ordens executivas emitidas em sua primeira semana de mandato, abordando temas como mudanças climáticas, imigração, pena de morte e ideologia de gênero.

Algumas dessas medidas receberam críticas da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), que expressou preocupações sobre determinados pontos das novas diretrizes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter