Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRUMP restaura PROIBIÇÃO do uso de VERBAS FEDERAIS para ONGs pró-aborto

A decisão foi oficializada por meio de uma ordem executiva que revoga a diretriz de 2021, emitida pelo ex-presidente Joe Biden, que havia eliminado a política.

Ricardo Lélis

28 de janeiro de 2025 às 20:34   - Atualizado às 20:34

Donald Trump e feto

Donald Trump e feto Fotos: Tia Dufour/ Casa Branca e Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reinstaurou na última sexta-feira, 24 de janeiro a Política da Cidade do México, medida que proíbe o uso de recursos federais americanos para financiar organizações estrangeiras que realizam ou promovem o aborto como método de planejamento familiar.

A decisão foi oficializada por meio de uma ordem executiva que revoga a diretriz de 2021, emitida pelo ex-presidente Joe Biden, que havia eliminado a política.

A regra, originalmente adotada pelo republicano Ronald Reagan em 1985, tem sido alvo de alterações a cada troca de governo.

Desde sua implementação, a medida foi revogada por presidentes democratas e restaurada por republicanos.

Durante seu primeiro mandato, Trump expandiu o alcance da política para abranger novas iniciativas de saúde pública financiadas pelo governo.

Veja Também

A medida proíbe que organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras que promovam ou realizem abortos recebam recursos federais dos Estados Unidos. No entanto, governos estrangeiros e alguns grupos internacionais continuam isentos dessa regra.

A política ganhou seu nome popular em 1984, quando foi apresentada na II Conferência Internacional sobre População da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na Cidade do México.
 
A restauração da política foi elogiada por ativistas pró-vida. O deputado republicano Chris Smith, de Nova Jersey, declarou esperar que o retorno da regra permita uma revisão abrangente dos programas internacionais que recebem financiamento federal.

Smith, que foi um dos defensores originais da medida durante a gestão Reagan, ressaltou a necessidade de supervisão rigorosa do uso de dinheiro público.

Ele citou o caso em que fundos do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da AIDS (PEPFAR) foram usados para realizar abortos em Moçambique, como exemplo da necessidade de maior controle.

A decisão de Trump integra uma série de ordens executivas emitidas em sua primeira semana de mandato, abordando temas como mudanças climáticas, imigração, pena de morte e ideologia de gênero.

Algumas dessas medidas receberam críticas da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), que expressou preocupações sobre determinados pontos das novas diretrizes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:32, 07 Mar

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastores oraram por Donald Trump em meio a guerra contra o Irã.
Salão Oval

Pastores oram por Trump na Casa Branca em meio à guerra contra o Irã

Líderes evangélicos intercedem pelo presidente dos EUA e pelas tropas americanas durante escalada militar no Oriente Médio.

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Pistache e uva-passa produzidos no Irã podem ter envio suspenso para o Brasil devido ao conflito no Oriente Médio.
Mundo

Guerra no Irã suspende envio de pistache e uva-passa ao Brasil e afeta mercado de frutas secas

Conflito no Oriente Médio interrompe exportações iranianas e deve impactar o mercado brasileiro de frutas secas e produtos especiais.

mais notícias

+

Newsletter