Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRUMP demite ao menos 12 inspetores-gerais independentes de órgãos de fiscalização

É um movimento que pode abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos instale aliados em funções importantes.

Isabella Lopes

25 de janeiro de 2025 às 14:03   - Atualizado às 14:03

Donald Trump, presidente reeleito nos EUA.

Donald Trump, presidente reeleito nos EUA. Foto: Shealah Craighead/White House

A Casa Branca demitiu na noite de sexta-feira, 24 de janeiro, os inspetores gerais independentes de pelo menos 12 grandes agências federais em um movimento que pode abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instale aliados em funções importantes que tem o papel de identificar fraudes, desperdícios e abusos no governo.

Os inspetores gerais foram notificados via e-mail de que eles tinham sido demitidos. As demissões podem significar uma violação da lei federal, que exige que o Congresso receba um aviso de 30 dias sobre qualquer intenção de demitir inspetores-gerais.

Algumas das maiores agências do governo estavam envolvidas, incluindo os departamentos de Defesa, Estado, Transporte, Assuntos de Veteranos, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Interior e Energia.

A maioria dos demitidos eram indicados por Trump em seu primeiro mandato, o que surpreendeu o grupo.

"É um massacre generalizado", disse um dos inspetores gerais demitidos. "Quem quer que Trump coloque agora será visto como leal, e isso enfraquece todo o sistema." Outro fiscalizador demitido disse que a nova administração "não quer ninguém nessa função que seja independente."

Veja Também

Regras

Alguns inspetores-gerais são nomeados pelo presidente, enquanto outros são designados pelos chefes de suas agências. Eles servem por períodos indeterminados e normalmente mantêm seus cargos mesmo quando os presidentes que os nomearam saem da Casa Branca. Um presidente pode demiti-los, mas precisa noticiar o Congresso americano com antecedência.

Durante seu primeiro mandato, Trump demitiu cinco inspetores-gerais em um período de menos de dois meses em 2020 - incluindo no Departamento de Estado, cujo inspetor-geral desempenhou um papel menor nos procedimentos de impeachment do presidente e começou a investigar suposta má conduta do então Secretário de Estado Mike Pompeo. Alguns legisladores criticaram a medida por considerarem uma retaliação.

"Totalmente sem precedentes"

Os inspetores-gerais são designados para atuar como vigilantes em agências federais com poderes investigativos para investigar alegações de desperdício, fraude e abuso.

Antes das demissões, havia 74 inspetores-gerais em todo o governo federal, alguns com grandes equipes, numerando milhares. A notícia deixou alguns funcionários nos escritórios "absolutamente chocados", disse um executivo sênior no escritório de um inspetor-geral, que não estava autorizado a falar oficialmente.

"Isso é totalmente sem precedentes. É o que temíamos. Houve barulho durante a transição sobre ele fazer isso e algumas declarações feitas durante sua campanha" pelos assessores de Trump, disse o executivo.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:49, 16 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Juíza Oyuki Ramírez Burciaga, de 45 anos.
Internacional

Juíza morre após proteger filho de 3 anos de ataque de abelhas

Oyuki Ramírez Burciaga cobriu a criança com uma peça de roupa e também ajudou o pai; magistrada ficou nove dias hospitalizada.

Segundo ela, a protuberância avançou em direção ao pescoço nos últimos anos.
Saúde

Mulher tenta espremer "espinha" e descobre tumor que cresce há 19 anos

Hope Schiefer percebeu a alteração na adolescência e recebeu diagnóstico de hemangioma; aos 32 anos, relata tratamentos e riscos de uma nova cirurgia.

Brasileira de 26 anos desaparece após acidente entre embarcações em Veneza e marido morre na colisão.
Itália

Brasileira de 26 anos desaparece após acidente entre embarcações em Veneza e marido morre na colisão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros participam da operação para localizar a brasileira. Segundo um jornal italiano, uma embarcação enviada pelo quartel de Pádua utiliza uma sonda acústica nas buscas.

mais notícias

+

Newsletter