Lula e Trump. Foto: Ricardo Stuckert/PR.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira, 20 de janeiro, que convidou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a integrar o Conselho de Paz para Gaza. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa.
Segundo Trump, Lula teria um papel de destaque no grupo recém-criado. O republicano afirmou ter apreço pelo presidente brasileiro e destacou sua importância dentro da proposta do conselho.
“Eu convidei. Eu gosto dele. Lula terá um grande papel no Conselho de Paz de Gaza”, declarou Trump.
Ainda durante a coletiva, o presidente norte-americano afirmou que o novo conselho “poderia” substituir a Organização das Nações Unidas (ONU). Trump criticou a atuação do órgão internacional e questionou sua efetividade na mediação de conflitos globais.
“A ONU simplesmente não tem sido muito útil. Sou um grande fã do potencial da ONU, mas ela nunca esteve à altura desse potencial”, disse Trump.
“A ONU deveria ter resolvido todas as guerras que eu encerrei. Eu nunca recorri a eles, nunca sequer pensei em recorrer.”
Donald Trump, convidou o governo Lula para integrar o "Conselho de Paz", organismo internacional proposto pelo governo americano para discutir uma saída política para o conflito na Faixa de Gaza.
A carta chegou para Lula na última sexta, 16, via Embaixada brasileira em Washington. A informação foi noticiada pelo ICL Notícias e confirmada pela reportagem. Ainda não há informações se o presidente brasileiro aceitará o convite.
O anúncio da criação do conselho foi feito por Trump nesta quinta-feira, 15, como um elemento chave da fase dois de um plano apoiado por Washington para pôr fim à guerra no território palestino.
"É para mim uma grande honra anunciar que O CONSELHO DE PAZ FOI FORMADO", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social, e adicionou que os membros do órgão serão anunciados "em breve".
1
3
4
03:07, 16 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-presidente dos Estados Unidos deu uma entrevista ao podcast The Brian Tyler Cohen Show e deu detalhes sobre um dos temas mais curiosos do mundo.
No momento do ataque, um adolescente, parente da família, estava dentro da residência. O jovem também sofreu ferimentos durante a ocorrência.
O alerta foi divulgado na ultima quinta-feira (12) pela agência estatal KCNA.
mais notícias
+