Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Rei Charles inaugura memorial em homenagem a militares LGBT no Reino Unido

O monumento, intitulado "Carta Aberta", recebeu financiamento do governo britânico e tem como objetivo reconhecer a contribuição de militares LGBT.

Fernanda Diniz

31 de outubro de 2025 às 18:39   - Atualizado às 18:39

Rei Charles III.

Rei Charles III. Foto: Divulgação/YouTube/The Royal Family

Na última segunda-feira,  27 de outubro, o rei Charles III inaugurou um memorial dedicado a militares LGBT das Forças Armadas do Reino Unido, em uma cerimônia realizada no National Memorial Arboretum (NMA), em Staffordshire, região central da Inglaterra.

O evento marcou o primeiro compromisso oficial do monarca em apoio à comunidade LGBT dentro das instituições militares britânicas.

O monumento, intitulado “Carta Aberta”, recebeu financiamento do governo britânico e tem como objetivo reconhecer a contribuição e as dificuldades enfrentadas por militares LGBT ao longo da história do país.

A homenagem se estende tanto a profissionais que atualmente servem quanto a veteranos que foram afetados por restrições relacionadas à orientação sexual ou identidade de gênero.

A proibição de pessoas LGBT nas Forças Armadas britânicas permaneceu em vigor até o ano 2000, mesmo após a parcial legalização da homossexualidade masculina na Inglaterra e no País de Gales, ocorrida décadas antes.

Veja Também

De acordo com informações da BBC, o memorial busca preservar a memória e simbolizar um ato de reparação histórica, representando um marco no reconhecimento público da trajetória e do serviço prestado por militares LGBT ao Reino Unido.

Rei Charles reza ao lado do papa 

O rei Charles III e a rainha Camilla rezaram na quinta-feira, 23, com o Papa Leão XIV em uma visita histórica ao Vaticano para estreitar as relações entre a Igreja Anglicana e a Igreja Católica.

No momento de rezar com o pontífice, o monarca britânico e Camilla sentaram-se em tronos dourados no altar elevado da Capela Sistina, em frente ao "Juízo Final" de Michelangelo, enquanto o Papa Leão XIV e o arcebispo anglicano de York presidiam um serviço ecumênico.

O evento marcou a primeira vez desde a Reforma que os líderes das duas igrejas cristãs, divididos há séculos por questões que agora incluem a ordenação de mulheres sacerdotes, rezaram juntos

A música que acompanhava refletia uma herança musical anglicana e católica compartilhada: hinos eram cantados por membros do coro da Capela Sistina e por membros visitantes de dois coros reais: o coro da Capela de São Jorge do Castelo de Windsor e o coro infantil da Capela Real do Palácio St.James.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:20, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter