Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos', diz Lula, em crítica a Trump

O petista, durante entrevista a rádios de Minas Gerais, nesta quarta-feira (5), afirmou que a proposta do Presidente dos EUA é "praticamente incompreensível".

Kessya Goes

05 de fevereiro de 2025 às 13:06   - Atualizado às 13:06

Presidente Lula e Presidente Donald Trump.

Presidente Lula e Presidente Donald Trump. Foto: Arte/Portal de prefeitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu recente declaração de Donald Trump, que disse ter a intenção de fazer os Estados Unidos assumirem o controle da Faixa de Gaza. Durante entrevista a rádios de Minas Gerais, nesta quarta-feira (5), afirmou que a proposta de Trump é "praticamente incompreensível" e afirmou ainda que "quem tem que cuidar da Gaza são os palestinos".

“Os Estados Unidos participaram do incentivo a tudo que Israel fez na Faixa de Gaza, então, não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o presidente de Israel e dizer, olha, nós vamos ocupar Gaza, recuperar Gaza, morar em Gaza. E os palestinos, vão pra onde? Onde eles vão viver? Qual o País deles? É uma coisa praticamente incompreensível para qualquer ser humano”.

“Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é ter uma reparação de tudo o que foi destruído para que eles possam reconstruir suas casas, hospitais, escolas e viver dignamente. É por isso que defendemos a criação do estado palestino igual ao estado de Israel, e estabelecer uma política de convivência harmônica porque é disso que o mundo precisa”, afirmou Lula.

Veja Também

Brics

Em relação à declaração de Donald Trump de que poderia impor tarifas de 100% aos países do Brics caso o bloco deixe de usar o dólar em suas transações comerciais, Lula citou que o Brics representam quase metade de população e do comércio exterior mundial e têm o direito de discutir uma forma de comercialização que não dependa só do dólar.

“É importante que a gente não tenha preocupação com as bravatas do Trump, que a gente discuta o que é importante para nós, o que é importante para o mundo. Não é o mundo que precisa dos Estados Unidos, os Estados Unidos também precisam do mundo”, afirmou. “Ninguém pode viver de bravata a vida inteira, ninguém pode viver ameaçando todo mundo a vida inteira”, acrescentou.

Taxação de produtos

Ao ser questionado sobre a possibilidade de taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, a exemplo do que foi anunciado pelo presidente Trump em relação ao México, China e Canadá, Lula afirmou que se o Brasil passar pela mesma situação irá adotar a regra da reciprocidade prevista pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

“Você tem na OMC uma permissão para que possa taxar qualquer produto até 35%. Se ele [EUA] ou qualquer País aumentar a taxação com o Brasil, nós vamos utilizar a reciprocidade, nós iremos taxar ele também. Isso é simples e é muito democrático”, respondeu o presidente.

Agencia Gov conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:09, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter