Ministério Público da Bolívia solicita prisão de Evo Morales por 'tráfico' de menor. Foto: Divulgação/Flickr
Na terça-feira, 17 de dezembro, o Ministério Público da Bolívia pediu a prisão do ex-presidente Evo Morales por estupro de menor de idade. A acusação apresentada pela promotora Sandra Gutiérrez afirmar que Evo Morales teve uma filha com uma menina de 15 anos em 2016, ano que ainda era presidente do país.
O caso foi tratado como tráfico de pessoas, pois acredita-se que os pais da criança abusada deram consentimento. Em troca, os responsáveis teriam recebido benefícios políticos. Evo Morales nega as acusações e afirma ser inocente.
A investigação começou com um relatório de inteligência da polícia, feito em 25 de setembro, pela procuradoria de Tarija, liderada por Sandra Gutiérrez. Com base nesse relatório, foi emitida uma ordem de prisão contra Morales. No entanto, a ordem foi barrada por uma juíza, que afastou Sandra do caso.
De acordo com o procurador-geral da Bolívia, Juan Lanchipa, a procuradora cometeu "erros processuais". Na mesma época, Lanchipa anunciou o início de um processo contra o ex-presidente e determinou a formação de uma comissão com promotores "especializados" e membros da procuradoria de crimes de gênero.
Morales afirma que as ações da Justiça são uma forma de perseguição política contra ele. O ex-presidente está proibido pela Justiça Eleitoral boliviana de se candidatar nas próximas eleições e tem sido rival do atual presidente, Luis Arce (MAS, esquerda), que também é do seu partido.
3
4
13:13, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
mais notícias
+