Pernambuco, 30 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Milei convida LULA para posse: "será bem recebido"

23 de novembro de 2023 às 14:34

Em entrevista, o presidente da Argentina, Javier Milei, usou um tom diplomático para convidar o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ir à cerimônia da sua posse, que acontecerá no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires.

Durante sua campanha eleitoral, Milei criticou duramente o presidente Lula, e chegou a dizer que não falaria com o petista durante o seu governo.

Devido as várias críticas, Lula quebrou uma tradição histórica de não ligar para parabenizar a vitória do presidente argentino.

Mas o presidente brasileiro não foi o único dos dois a quebrar uma tradição. Normalmente, Brasil é o primeiro destino do presidente argentino por conta das relações diplomáticas e comerciais muito estreitas entre os dois países.

Porém, os primeiros países que serão recebidos por Milei são os Estados Unidos e a Israel.

Veja Também

O ministro da Cominicação, Rui Pimenta, recomendou que Lula só ligue para Milei quando receber desculpas pelas críticas recebidas.

“Se Lula quiser vir, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil”, disse Javie Milei, em entrevista ao canal TodoNotícias nesta quarta.

A declaração acontece dias após de Milei convidar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cerimônia de posse.

Bolsonaro irá à posse e pretende levar a ex-primeira-dama, Michelle, e os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR).

Com a presença do ex-presidente, fez o assessor especial de Lula para assuntos exteriores, Celso Amorim, a recomendar que o chefe do Executivo não vá para a posse de Milei.

Mesmo não mencionando Bolsonaro, o assessor considerou “muito difícil” a presença do petista “independente de outros convites” que o eleito argentino tenha feito.

“Eu acho que ele [Lula] não deve ir”, disse Celso Amorim à GloboNews.

Para o jornal O Globo, Amorim afirmou que Lula não vai pelo fato que foi "ofendido pessoalmente”, mas confirmou que “o Estado brasileiro estará representado”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:40, 30 Abr

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Corpo de brasileira morta no Líbano após bombardeio de Israel ainda não foi encontrado
Guerra

Corpo de brasileira morta após bombardeio de Israel no Líbano ainda não foi encontrado

Segundo o relato do cunhado da mulher, o impacto da explosão foi tão grande que arremessou duas crianças e deixou a casa de três andares em pedaços.

Grupo de monges é preso com mais de 110 kg de maconha escondidos em malas em aeroporto internacional
Tráfico

Grupo de monges é preso com mais de 110 kg de maconha escondidos em malas em aeroporto internacional

As autoridades informaram que cada suspeito carregava aproximadamente cinco quilos da substância.

Ato de solidariedade do PT em Brasília
Ato

Congresso do PT exibe cartaz em defesa do retorno de Maduro à Venezuela

O partido também classificou a captura de Maduro como "sequestro" e o presidente Lula defendeu que Maduro seja julgado em seu país e não nos EUA

mais notícias

+

Newsletter