Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça da Espanha rejeita recurso e nega último pedido de extradição de Oswaldo Eustáquio

De acordo com a decisão, o blogueiro não pode ser enviado para o Brasil porque é alvo de uma investigação com "motivação política".

Ricardo Lélis

17 de dezembro de 2025 às 18:48   - Atualizado às 18:48

Oswaldo Eustáquio.

Oswaldo Eustáquio. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

A Justiça da Espanha negou definitivamente o pedido do governo brasileiro para extraditar o blogueiro Oswaldo Eustáquio, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela acusação de envolvimento em atos antidemocráticos.

A decisão foi proferida na terça-feira, 16 de dezembro, pela Audiência Nacional da Espanha, tribunal sediado em Madrid, e rejeitou recurso do governo brasileiro para anular a decisão que, em abril deste ano, negou a extradição.

O Brasil foi representado por um escritório de advocacia espanhol, que foi contratado pelo governo federal para atuar no caso.

De acordo com a decisão da Justiça espanhola, Eustáquio não pode ser enviado para o Brasil porque é alvo de uma investigação com "motivação política".

O blogueiro estava com mandado de prisão em aberto no Brasil desde 2020 e fugiu para o país europeu em meio às investigações que apuraram a suspeita de que ele atuou para impulsionar ataques extremistas contra o STF e o Congresso por meio das redes sociais.

Veja Também

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a decisão contrária à extradição é definitiva por não caber mais recursos.

Agência Brasil

Oswaldo Eustáquio denunciou tortura

Em 2021, Oswaldo Eustáquio afirmou em depoimento ao Ministério Público do Distrito Federal que foi torturado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O bolsonarista, que ficou preso em duas ocasiões na Papuda por ordem do STF, afirmou que foi espancado por policiais penais. O depoimento foi motivado por um aviso do Ministério dos Direitos Humanos ao MP do DF.

“Fui espancado e torturado. Só terminou quando fiquei inconsciente. É uma dor descomunal, que não consigo expressar, porque as dores vão se misturando”, afirmou Eustáquio.

De acordo com seu relato, Eustáquio discutiu com um policial penal da Papuda à noite, poucas horas após ter chegado à cadeia.

O bate-boca começou depois que um policial o chamou de “animal” por não ter comido a marmita do jantar. Em resposta, o policial avisou que Eustáquio seria castigado, e toda a ala ficaria sem banho de sol.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter