Pernambuco, 25 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Criador do Telegram, Pavel Durov é preso na França

O bilionário havia acabado de chegar de uma viagem ao Azerbaijão e foi detido ao descer de seu jato particular na pista do aeroporto de Le Bourget.

25 de agosto de 2024 às 12:40   - Atualizado às 12:47

Pavel Durov, criador e CEO do Telegram.

Pavel Durov, criador e CEO do Telegram. Foto: Divulgação

O bilionário russo Pavel Durov, criador e CEO do Telegram, popular aplicativo de mensagens, foi preso no sábado, 24 de agosto, ao desembarcar em um aeroporto próximo a Paris, na França. De acordo com relatos da imprensa, Durov havia acabado de chegar de uma viagem ao Azerbaijão e foi detido ao descer de seu jato particular na pista do aeroporto de Le Bourget, nos arredores da capital francesa.

A prisão foi motivada por um mandado de busca emitido com base em uma investigação preliminar. A Justiça francesa o considera cúmplice de crimes como tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes, devido à falta de moderação e cooperação do Telegram com as autoridades, especialmente no que diz respeito às ferramentas de comunicação oferecidas pela plataforma.

A prisão do bilionário, conhecido por sua postura libertária e resistência à cooperação com governos em questões de privacidade e segurança, gerou uma resposta imediata da embaixada russa na França. A embaixada informou à agência de notícias estatal russa Tass que ainda não foi contatada pela equipe de Durov, mas que está tomando "medidas imediatas" para esclarecer a situação. Até o momento, nem o Telegram nem o Ministério do Interior francês emitiram declarações oficiais sobre o ocorrido.

Fundado em 2013 pelos irmãos Pavel e Nikolai Durov, o Telegram é uma das plataformas de mensagens mais usadas no mundo, especialmente valorizada por sua promessa de criptografia forte e opções de comunicação segura, como as mensagens autodestrutivas. A empresa, embora tenha suas raízes na Rússia, atualmente tem sua sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e mantém servidores em diversas partes do mundo.

A ideia do Telegram nasceu em 2011, quando, após uma tentativa de invasão de sua casa por forças especiais russas, Pavel Durov percebeu a necessidade de uma ferramenta de comunicação segura que protegesse a privacidade de seus usuários. Antes de fundar o Telegram, os irmãos Durov já eram figuras conhecidas no mundo da tecnologia, tendo criado em 2006 a rede social "VKontakte" (VK), frequentemente chamada de "Facebook russo" e uma das plataformas mais acessadas na Rússia.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

15:14, 25 Ago

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Crew Dragon, da SpaceX
Retorno

NASA: Astronautas "PRESOS NO ESPAÇO" só voltarão à Terra em 2025 pela SPACEX, empresa de Elon MUSK

A dupla foi lançada à ISS em 5 de junho, em uma missão planejada para 8 dias na cápsula Starliner da Boeing, em seu primeiro voo tripulado, mas problemas com os propulsores e vazamentos de hélio alteraram o cronograma

Papa Francisco encontra italiano INOCENTADO que passou 33 ANOS PRESO, acusado de TRIPLO HOMICÍDIO.
Conversa

Papa Francisco encontra italiano INOCENTADO que passou 33 ANOS PRESO, acusado de TRIPLO HOMICÍDIO

Detido aos 26 anos, o ex-agricultor e atualmente com 60, escreveu um livro junto com seu advogado intitulado "Eu sou inocente", no qual relata a experiência que viveu por tanto tempo.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e Presidente Lula
Posicionamento

Lula não se pronuncia sobre decisão da Justiça Eleitoral venezuelana em relação a vitória de Maduro

A União Europeia, os EUA, 10 países da América Latina e Organização dos Estados Americanos (OEA), rejeitaram o veredito do TSJ.

mais notícias

+