Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

China impõe nova regulamentação para influenciadores que abordam temas técnicos

Caso as exigências não sejam cumpridas, os criadores poderão ser punidos com multas que chegam a 100 mil yuans (cerca de 13 mil), além da suspensão ou até mesmo exclusão das contas.

Fernanda Diniz

21 de outubro de 2025 às 13:20   - Atualizado às 13:26

Redes sociais.

Redes sociais. Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O governo da China anunciou nesta um conjunto de novas regras que afetam diretamente influenciadores digitais e criadores de conteúdo no país.

De acordo com o governo, comentar sobre temas considerados técnicos ou profissionais, como medicina, direito, educação, finanças e saúde,  será obrigado a comprovar formação ou certificação na área antes de publicar vídeos, transmissões ao vivo ou postagens nas redes sociais.

A regulamentação, elaborada pela Administração do Ciberespaço da China (CAC) em conjunto com o Ministério da Cultura e Turismo, estabelece que plataformas populares como Douyin (versão chinesa do TikTok) e Weibo devem verificar as credenciais dos usuários.

Caso as exigências não sejam cumpridas, os criadores poderão ser punidos com multas que chegam a 100 mil yuans (cerca de €13 mil), além da suspensão ou até mesmo exclusão das contas.

O governo afirma que a medida busca combater a desinformação, fortalecer a ética profissional na internet e aumentar a confiança do público nos conteúdos online. As plataformas também deverão sinalizar quando um material for produzido com uso de inteligência artificial, dramatizações ou publicidade disfarçada.

Veja Também

Apesar do discurso oficial, a nova política tem gerado controvérsias. Críticos apontam que a regra pode ampliar o controle estatal sobre o espaço digital e restringir a liberdade de expressão, especialmente em temas sensíveis. Já defensores consideram a decisão um passo necessário para conter a propagação de informações falsas e proteger o público de conteúdos enganosos.

As mudanças reforçam o crescente esforço do governo chinês em regular o ambiente virtual e consolidar a soberania digital do país, impondo um equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade coletiva, segundo as autoridades.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:15, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter