Náutico x Santa Cruz se enfrentam pela semifinal do Pernambucano. Foto: Rafael Melo / FPF
No próximo domingo, 22 de fevereiro, às 18h, o estádio dos Aflitos, Náutico e Santa Cruz se enfrentam pelo duelo de volta da semifinal do Campeonato Pernambucano. A partida terá quadro de árbitro da FIFA, porém, de fora de Pernambuco. O pedido foi realizado pelo Tricolor do Arruda, em um ofício enviado à CBF e com aval da Federação Pernambucana. Por ser uma solicitação direta do clube, os custos são pagos pelo solicitante, ou seja, a Cobra Coral.
Em contato com Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, comentou a Pedão Repórter, do Portal de Prefeitura, que o Santa Cruz solicitou isso antes mesmo de se classificar para a semifinal do Pernambucano. O ofício foi visto e aprovado pela CBF.
Ainda de acordo com o gestor, os valores não foram divulgados, mas, caso o Tricolor do Arruda não pague de imediato, o montante será descontado de sua participação e premiação na Copa do Brasil e Série C.
"Sim, o Santa Cruz já havia solicitado. O ofício foi enviado a CBF, que ainda concedeu um prazo ao Santa até o meio desta sexta (20), para a desistência de arbitragem de fora. Mas, esgotou o prazo e eles não comunicaram a desistência. Se não pagar a CBF agora, eles debitam da cota dele da Copa do Brasil e Série C", disse o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol.
Alvirrubros e Tricolores voltam a somar forças após o duelo de ida da semifinal do Campeonato Pernambucano. As equipes voltam a se enfrentar, mas, dessa vez, em domínios do Timbu, nos Aflitos, que lotará a arquibancada. O primeiro jogo acabou em 1 a 0 para o Náutico, que agora quer confirmar o favoritismo e confirmar a ida a final do estadual, que aconteceu pela última vez em 2024. Inclusive, à época, o rival foi o Leão da Ilha do Retiro, que pode voltar a ser o seu rival na decisão deste ano.
No entanto, além de uma vaga na final do Campeonato Pernambucano, Náutico e Santa Cruz objetivam algo ainda maior, a volta para a Copa do Nordeste, que, se chegar a decisão do estadual, acontece de forma garantida em 2027.
Essa classificação para o Nordestão é devido a mudança de formato da competição que, neste ano, se tornou maior, com 20 clubes, porém, com menos clubes por federação. Pernambuco, por exemplo, anteriormente, conseguia ter dois times diretamente colocados na fase de grupo e outros dois na pré-Copa do Nordeste. No entanto, para ter um calendário mais enxuto, a Confederação Brasileira de Futebol mudou o formato, fazendo com que apenas o campeão e o vice conquistassem a vaga.
O Timbu está fora do Nordestão há uma temporada, que é a atual. Em 2025, o Náutico participou da competição, lutava por classificação para a fase de mata-mata, porém, foi derrotado para o Bahia, na Fonte Nova, por 3 a 0, e deu adeus a competição de maneira precoce.
Já a Cobra Coral, passa por uma ambiguidade, pois, ela participou em 2024 e 2025 do Pré-Nordestão, onde foi eliminado para Altos e Treze, respectivamente. No entanto, sua última aparição na fase de grupos foi em 2023, quando também foi eliminada na primeira fase.
3
19:24, 20 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Atleta de 10 anos do Náutico Fut7 representará o Brasil na Copa América da modalidade, no México, e família organiza campanha para custear viagem.
Goleiro de 16 anos destaca amadurecimento, fala sobre pressão na carreira e projeta futuro no time principal e com a camisa do Brasil.
Decisão do TJD-RN livra clube da perda de 18 pontos, altera classificação do Campeonato Potiguar e provoca reação dos demais times.
mais notícias
+