Sua fala, em coletiva de imprensa antes da partida do City pela Premier League, chamou atenção por ultrapassar o futebol e colocar a educação no centro do combate ao preconceito.
Guardiola fala sobre episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior. Foto: Divulgação / ManCity
Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o treinador Pep Guardiola, do Manchester City, comentou sobre o caso de racismo relatado pelo atacante Vinícius Júnior durante o confronto entre Real Madrid e Benfica pela UEFA Champions League, e fez um desabafo mais amplo sobre o problema no esporte e na sociedade. "Os professores e médicos são as pessoas mais importantes da sociedade."
Sua fala, em coletiva de imprensa antes da partida do City pela Premier League, chamou atenção por ultrapassar o futebol e colocar a educação no centro do combate ao preconceito.
“Não é a cor da pele que faz de nós melhores. Ainda assim temos muito trabalho para fazer. O racismo está em todo o lado. O racismo não é uma questão da cor da pele, é sobre comportamentos”, afirmou Guardiola, comentando que o problema vai além dos gramados e está entranhado na sociedade.
Para ele, é preciso trabalhar desde as bases, especialmente nas escolas. “Paguem mais aos professores. Não aos jogadores. Aliás, os professores e os médicos devem ser os profissionais mais bem pagos da sociedade, de longe, não os treinadores e jogadores”, acrescentou.
O episódio que motivou as declarações de Guardiola ocorreu no jogo entre Benfica e Real Madrid, quando Vinícius Júnior acusou o jogador Prestianni de ofensas racistas após um gol, um incidente que levou à aplicação do protocolo antirracismo da Uefa e gerou intensa repercussão na mídia europeia e mundial.
Guardiola é um dos treinadores mais importantes da história do futebol, seja pelo seu tempo no Barcelona, Bayern de Munique ou agora no Manchester City. Seu posicionamento sobre a estrutura da sociedade e a valorização de professores e médicos chamou atenção, pois, fala do início, da base.
Assim como outros técnicos, como Vincent Kompany, do Bayern, Pep Guardiola se mostrou ao lado de Vini Jr.
17:33, 20 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Decisão do TJD-RN livra clube da perda de 18 pontos, altera classificação do Campeonato Potiguar e provoca reação dos demais times.
Assim como no duelo de ida, o Clássico das Emoções entre Timbu e Cobra Coral, terá arbitragem de fora de Pernambuco.
Zagueiro destaca preparação do elenco e pede que nação rubro-negra cante do início ao fim.
mais notícias
+