Ex-jogador Robinho. Foto: Reprodução
A defesa do ex-jogador de futebol Robinho, Robson de Souza, entrou nesta sexta-feira, 6 de junho, com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a decisão que permitiu a prisão do ex-atleta.
>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.
Os advogados contestam a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março do ano passado.
Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. O pedido de homologação foi feito pelo governo da Itália diante da impossibilidade da extradição. Robinho é cidadão brasileiro nato, condição que impede a medida.
A defesa contesta a possibilidade de homologação de sentenças da Justiça Italiana no Brasil. De acordo com os advogados, o Tratado de Cooperação em Matéria Penal, assinado pelas duas nações, não permite a efetivação do cumprimento da condenação de Robinho.
"Não há dúvidas quanto a incidência do Decreto 862/1993 [tratado] ao caso concreto, além da vedação à execução de condenações estrangeiras", argumenta a defesa.
Robinho está preso desde março de 2024 no complexo penitenciário de Tremembé, conhecida como a “penitenciária dos famosos”.
O ex-atleta está detido desde março de 2024, após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça atender a uma solicitação da Justiça italiana e determinar que o ex-jogador cumpra, no Brasil, a pena de 9 anos de prisão por um caso de estupro coletivo ocorrido e julgado naquele país.
O Supremo Tribunal Federal já avaliou outros recursos apresentados pela defesa do atleta, mas todos foram rejeitados.
A Constituição do Brasil proíbe a extradição de cidadãos brasileiros natos para que cumpram penas fora do país. Por isso, como Robinho se encontra em território nacional, a Itália solicitou que a condenação fosse executada aqui.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil
1
2
4
18:50, 13 Set
27
°c
Fonte: OpenWeather
Cobra Coral marca nos acréscimos, vence o Maringá fora de casa e chega aos seis pontos na segunda fase da Série C.
Rivais de Manchester fazem o primeiro clássico de Manchester da temporada pela quarta rodada da Premier League.
Peixe recebe a Raposa na Vila Belmiro pela 27ª rodada do Brasileirão, em confronto que coloca em campo objetivos distintos na tabela
mais notícias
+