Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Morre David José, o ator que deu vida ao primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo

Além de ator, David José era também jornalista, historiador, professor e escritor.

Cami Cardoso

07 de outubro de 2025 às 13:48   - Atualizado às 13:57

Morre David José, o ator que deu vida ao primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo

Morre David José, o ator que deu vida ao primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo Foto: Reprodução

O ator David José Lessa Mattos Silva, que deu vida ao menino Pedrinho na primeira versão de O Sítio do Picapau Amarelo, exibido pela extinta TV Tupi nos anos 1950, morreu nesta segunda-feira, 6, aos 83 anos. A causa da morte foi uma doença pulmonar progressiva diagnosticada em 2017.

David José tinha 13 anos quando estreou na TV, interpretando o personagem criado por Monteiro Lobato. Já adulto, ele contracenou com nomes como o da atriz Irene Ravache em O Profeta, novela exibida em 1977 também pela TV Tupi; e de Fernanda Montenegro, no espetáculo teatral É, de 1979, baseado na obra de Millôr Fernandes.

Além de ator, David José era também jornalista, historiador, professor e escritor, autor do livro O Espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV em São Paulo - 1941-1950. Como jornalista, atuou como diretor e apresentador nas TVs Bandeirantes e Gazeta. David José deixa esposa, Lígia Todescan Lessa Mattos, dois filhos e dois netos.

O Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo é uma das obras mais marcantes da literatura infantil brasileira, criada por Monteiro Lobato. O universo do sítio mistura fantasia e realidade, apresentando personagens cativantes que marcaram gerações. A história se passa em um sítio cheio de aventuras, onde crianças e bonecos ganham vida e vivem experiências mágicas.

Os personagens principais são Dona Benta, a sábia avó que conta histórias; Tia Nastácia, a cozinheira carinhosa e trabalhadora; Narizinho e Pedrinho, os netos curiosos e cheios de imaginação; e as icônicas Emília, a boneca falante e irreverente, e Visconde de Sabugosa, o sábio feito de sabugo de milho. Juntos, eles vivem aventuras incríveis com seres do folclore brasileiro e figuras da literatura mundial.

Mais do que um simples conjunto de histórias, o Sítio do Picapau Amarelo é um retrato da cultura e da imaginação brasileira. Monteiro Lobato usou suas narrativas para estimular a leitura e o pensamento crítico das crianças, trazendo temas como educação, ciência, folclore e cidadania de forma divertida.

Ao longo dos anos, as histórias do sítio foram adaptadas para a televisão diversas vezes, encantando novas gerações. Mesmo com o passar do tempo, o universo criado por Monteiro Lobato continua vivo no imaginário popular, sendo uma das mais importantes contribuições da literatura nacional para o público infantil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:10, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fora do Carnaval de Salvador, cantor bolsonarista Netinho diz que Deus escolhe onde fará seus shows
Polêmica

Fora do Carnaval de Salvador, cantor bolsonarista Netinho diz que Deus escolhe onde fará seus shows

A festa na capital baiana conta com apoio e organização do governo estadual, atualmente chefiada por Jerônimo Rodrigues, filiado ao PT.

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

Prova do líder do BBB 26.
Entretenimento

Quem venceu a prova do líder do BBB 26? Disputa é de resistência

A dinâmica contou com patrocínio da Betano e trouxe rodadas com consequências que mudaram o ritmo da competição.

mais notícias

+

Newsletter