Morre David José, o ator que deu vida ao primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo Foto: Reprodução
O ator David José Lessa Mattos Silva, que deu vida ao menino Pedrinho na primeira versão de O Sítio do Picapau Amarelo, exibido pela extinta TV Tupi nos anos 1950, morreu nesta segunda-feira, 6, aos 83 anos. A causa da morte foi uma doença pulmonar progressiva diagnosticada em 2017.
David José tinha 13 anos quando estreou na TV, interpretando o personagem criado por Monteiro Lobato. Já adulto, ele contracenou com nomes como o da atriz Irene Ravache em O Profeta, novela exibida em 1977 também pela TV Tupi; e de Fernanda Montenegro, no espetáculo teatral É, de 1979, baseado na obra de Millôr Fernandes.
Além de ator, David José era também jornalista, historiador, professor e escritor, autor do livro O Espetáculo da Cultura Paulista: Teatro e TV em São Paulo - 1941-1950. Como jornalista, atuou como diretor e apresentador nas TVs Bandeirantes e Gazeta. David José deixa esposa, Lígia Todescan Lessa Mattos, dois filhos e dois netos.
Sítio do Picapau Amarelo é uma das obras mais marcantes da literatura infantil brasileira, criada por Monteiro Lobato. O universo do sítio mistura fantasia e realidade, apresentando personagens cativantes que marcaram gerações. A história se passa em um sítio cheio de aventuras, onde crianças e bonecos ganham vida e vivem experiências mágicas.
Os personagens principais são Dona Benta, a sábia avó que conta histórias; Tia Nastácia, a cozinheira carinhosa e trabalhadora; Narizinho e Pedrinho, os netos curiosos e cheios de imaginação; e as icônicas Emília, a boneca falante e irreverente, e Visconde de Sabugosa, o sábio feito de sabugo de milho. Juntos, eles vivem aventuras incríveis com seres do folclore brasileiro e figuras da literatura mundial.
Mais do que um simples conjunto de histórias, o Sítio do Picapau Amarelo é um retrato da cultura e da imaginação brasileira. Monteiro Lobato usou suas narrativas para estimular a leitura e o pensamento crítico das crianças, trazendo temas como educação, ciência, folclore e cidadania de forma divertida.
Ao longo dos anos, as histórias do sítio foram adaptadas para a televisão diversas vezes, encantando novas gerações. Mesmo com o passar do tempo, o universo criado por Monteiro Lobato continua vivo no imaginário popular, sendo uma das mais importantes contribuições da literatura nacional para o público infantil.
3
4
13:10, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
A festa na capital baiana conta com apoio e organização do governo estadual, atualmente chefiada por Jerônimo Rodrigues, filiado ao PT.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
A dinâmica contou com patrocínio da Betano e trouxe rodadas com consequências que mudaram o ritmo da competição.
mais notícias
+