Influenciador Hytalo Santos. Foto: Divulgação
O influenciador paraibano Hytalo Santos passou a ser alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho da 13ª Região. As informações foram divulgadas pelo Portal Leo Dias.
O processo judicial teve início após a conversão de uma Notícia de Fato em inquérito civil, formalizado em 10 de fevereiro de 2025.
A investigação apura possíveis violações de leis trabalhistas e outras condutas graves relacionadas à atuação do influenciador e das empresas ligadas a ele.
O caso começou com suspeitas de exploração de trabalho infantil. Os promotores identificaram publicações antigas nas redes sociais de Hytalo Santos que mostravam crianças e adolescentes atuando em vídeos monetizados, sem contratos formais ou autorizações legais exigidas para atividades artísticas infantis.
Esses conteúdos faziam parte de um projeto chamado “Turma do Hytalo”, que promovia a exposição de menores em produções destinadas às redes sociais. Após a repercussão, o influenciador apagou os vídeos, mas as evidências já haviam sido reunidas pelo Ministério Público.
Com o avanço das apurações, os promotores decidiram ampliar o escopo da investigação. A nova fase da ação inclui indícios de outras irregularidades trabalhistas, além de possíveis infrações de caráter penal.
As autoridades listaram como investigados não apenas Hytalo José dos Santos, mas também sua empresa Hytalo Santos Youtuber LTDA, seu marido Israel Natan Vicente e a empresa dele, Euro Influencer LTDA.
O Ministério Público aponta que essas pessoas e entidades podem ter utilizado mão de obra de forma irregular, sem as devidas garantias legais para os envolvidos, especialmente menores de idade.
A ação foi ajuizada com base em denúncias formais e provas públicas colhidas ao longo dos últimos meses. As autoridades também verificaram movimentações financeiras e contratações que indicam práticas contrárias à legislação trabalhista brasileira.
O uso de crianças em conteúdo monetizado, sem respaldo jurídico, pode configurar violação dos direitos da criança e do adolescente, além de ferir normas reguladoras do trabalho artístico infantil.
Diante da repercussão do caso, a defesa de Hytalo Santos se manifestou por meio de nota oficial.
Os advogados afirmaram que o influenciador está colaborando com todas as investigações e fornecendo os documentos solicitados pelos órgãos competentes.
Segundo a defesa, as denúncias de exploração de trabalho infantil são inverídicas, e os casos de assédio moral ou sexual mencionados em ações trabalhistas não fazem parte do inquérito conduzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
"A assessoria jurídica de Hytalo Santos vem esclarecer que está contribuindo ativamente para os procedimentos em andamento, apresentando toda documentação solicitada pelos órgãos responsáveis. Desde o início, tem sido adotada uma postura transparente e colaborativa, reafirmando o cumprimento da legislação vigente.
Reiteramos que as denúncias que embasam os procedimentos que apuram suposta ‘exploração de trabalho infantil’ são inverídicas. E que a alegação de assédio moral e sexual sequer são objetos de apuração pelo Ministério Público do Trabalho, mas de ações trabalhistas ajuizados por prestadores de serviços, as quais tramitam sob sigilo, e que já estão sendo contestadas e esclarecidas, e que a única sentença judicial até o presente, foi favorável ao Influenciador, pois afastou as informações falsas e difamatórias que foram veiculadas contra sua honra.
Confiamos no trabalho dos órgãos de controle, e reforçamos nosso total interesse no esclarecimento dos fatos veiculados, reiterando o compromisso com a verdade, com o devido processo legal e com a preservação da integridade moral e profissional de todos os envolvidos, tendo em vista que as relações pessoais e profissionais do Sr. Hytalo Santos são pautadas em respeito, ética, legalidade e responsabilidade."
3
4
11:19, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
A dinâmica contou com patrocínio da Betano e trouxe rodadas com consequências que mudaram o ritmo da competição.
Cada cidade construiu uma identidade própria, atraindo turistas e foliões com estilos diferentes, tornando a comparação um debate apaixonado e culturalmente rico.
mais notícias
+