Chá de vassourinha-doce: ajuda a diminuir cólicas e combater inchaço; veja como fazer e mais. Foto: Criada por IA.
Você sofre com cólicas intestinais, tosse, diabetes ou infecção urinária? O chá de vassourinha-doce pode te ajudar a sair dessa. Popular na medicina tradicional brasileira, essa erva nativa da América do Sul tem sido usada por gerações no combate a inflamações, no controle da glicemia e no alívio de dores.
Rica em compostos bioativos como flavonoides, alcaloides e triterpenos, a planta tem ação anti-inflamatória, hipoglicemiante, antimicrobiana e hepatoprotetora. Seu chá é uma opção natural e acessível para quem busca bem-estar e equilíbrio no dia a dia.
A vassourinha-doce é uma planta medicinal rica em compostos bioativos como flavonoides, alcaloides, taninos, triterpenos e glicosídeos, que garantem uma ação anti-inflamatória, hipoglicemiante, antimicrobiana, diurética, analgésica e antioxidante.
O chá é tradicionalmente usado para:
1. Controla o diabetes
A planta contém compostos com efeito hipoglicemiante, ajudando a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. É um complemento natural no controle do diabetes tipo 2.
2. Melhora a saúde do fígado
Tem ação hepatoprotetora, auxiliando na regeneração das células hepáticas e protegendo contra toxinas e medicamentos agressivos ao fígado.
3. Ação anti-inflamatória e analgésica
Alivia dores no corpo, incluindo dores musculares, artrite, reumatismo e dores de cabeça. Seus ativos reduzem os mediadores da inflamação.
4. Auxilia no tratamento de infecções urinárias
Atua como diurético e antimicrobiano, ajudando a eliminar bactérias do trato urinário e aliviar sintomas como ardência e urgência para urinar.
5. Alivia sintomas respiratórios
É usada na medicina popular para reduzir crises de asma, tosse persistente e bronquite, por seu efeito broncodilatador e expectorante.
6. Melhora a digestão e combate gases
Atua como carminativo e digestivo, sendo indicada para aliviar má digestão, estufamento e dores estomacais.
7. Ajuda a controlar a pressão arterial
Seu uso contínuo pode contribuir para a redução da pressão alta, por sua ação vasodilatadora e diurética.
Tomar de 1 a 3 xícaras por dia, entre as refeições. O tratamento com o chá não deve ultrapassar 2 semanas seguidas sem orientação profissional.
Além do chá, a vassourinha-doce pode ser usada como:
Embora natural, o uso da vassourinha-doce exige cuidado.
Contraindicado para:
Efeitos colaterais possíveis:
O chá de vassourinha-doce é uma das preciosidades da medicina natural brasileira. Com efeitos que vão da regulação do açúcar no sangue ao alívio de dores e inflamações, ele pode ser um grande aliado no cuidado com a saúde.
2
3
4
02:47, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+