Operação Rio Foto: Divulgação/PCRJ
O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou nesta quarta-feira (29) que será investigada uma possível fraude processual na remoção de corpos após a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos da Penha e do Alemão, que até agora deixou 121 mortos e 113 presos. Segundo Curi, há indícios de que os cadáveres foram manipulados antes da chegada das autoridades.
Mais de 60 corpos teriam sido retirados por moradores da área de mata conhecida como Vacaria, na Serra da Misericórdia, e levados para a Praça São Lucas, no Complexo da Penha, durante a madrugada. O secretário ressaltou que os mortos estavam vestidos com roupas camufladas, coletes e armamentos, mas, ao serem transportados para a praça, apareciam apenas de cueca ou short.
“Esses indivíduos estavam na mata equipados com roupas camufladas, coletes e armamentos. Agora, muitos deles surgem apenas de cueca ou short, como se tivessem atravessado um portal e trocado de roupa. Temos imagens que mostram pessoas retirando esses criminosos da mata e os colocando em vias públicas, despindo-os. A 22ª Delegacia de Polícia instaurou um inquérito”, disse Curi.
Imagens registradas por fotojornalistas na própria Praça São Lucas, na manhã desta quarta-feira, mostram que muitos corpos ainda permaneciam vestidos com roupas camufladas.
O governador Cláudio Castro (PL) publicou vídeo em seu Instagram mostrando corpos com roupas camufladas sendo cortadas, afirmando que o crime estaria tentando manipular a cena.
“É revoltante ver até onde o crime é capaz de ir para tentar enganar a população. Circulam vídeos mostrando claramente a manipulação de corpos depois dos confrontos: pessoas cortando roupas camufladas, tentando mudar a cena para culpar a polícia. Isso é mais uma prova da covardia e da perversidade de quem vive do narcoterrorismo”, escreveu Castro.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a situação, incluindo a retirada irregular de cadáveres por moradores. A investigação busca esclarecer se houve intenção de adulterar provas ou manipular a percepção pública sobre a operação policial.
3
4
22:51, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+