Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife: moradores denunciam gestão João Campos por destruir abrigo improvisado para animais de rua

A denunciante afirma que a ação ocorreu sem que houvesse qualquer medida de proteção ou remanejamento dos animais para um local seguro.

Gabriel Alves

02 de setembro de 2025 às 10:02   - Atualizado às 18:33

Denúncia de moradores do Recife sobre gestão João Campos.

Denúncia de moradores do Recife sobre gestão João Campos. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Moradores do bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, denunciam que a prefeitura teria destruído um abrigo improvisado construído pela comunidade para proteger animais em situação de rua. (veja vídeo abaixo)

A denúncia foi feita por dona Rita, moradora da região, que afirma que a ação ocorreu sem que houvesse qualquer medida de proteção ou remanejamento dos animais para um local seguro.

Segundo dona Rita, o espaço, erguido de forma solidária, servia para abrigar gatos abandonados, oferecendo comida e proteção. No entanto, vizinhos incomodados com a presença dos animais próximos de suas casas teriam pressionado pela retirada do abrigo. A prefeitura do Recife então teria providenciado a destruição e limpeza da área.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ainda de acordo com a denúncia, houve relatos de que pessoas insatisfeitas chegaram a colocar alimentos misturados com vidro para os gatos, colocando em risco a vida dos animais.

Dona Rita também afirma que o responsável pelo terreno, pertencente à construtora MRV, já havia sinalizado não haver impedimento para que os animais permanecessem no espaço. Mesmo assim, o abrigo foi removido.

Veja Também

Moradores e protetores de animais da região agora cobram da prefeitura uma solução efetiva para os gatos em situação de rua, evitando que eles fiquem expostos a maus-tratos e riscos de morte.

Da redação do Portal com informações do Correio de Notícias.

Gestão do Recife multada

A derrubada de árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, resultou em uma multa de cerca de R$ 500 mil contra a gestão João Campos. As informações são do Blog do Ricardo Antunes.

A ação aconteceu no dia 16 de agosto, quando agentes da Polícia Ambiental e da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco) foram ao local após denúncias de moradores da região.

As árvores estavam sendo removidas em uma área destinada à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. O terreno fica na antiga Vila dos Sargentos, na Zona Sul da cidade.

De acordo com informações da Polícia Ambiental, a obra possui autorização concedida pela Prefeitura do Recife, mas ainda não apresentou a licença ambiental emitida pela CPRH. Esse documento é necessário para validar a legalidade do corte. Sem ele, os fiscais decidiram suspender imediatamente a derrubada.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:49, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

Momento de Carlinhos Brown abrindo caminhos em Salvador.
Ritual

Carlinhos Brown saúda Exu e "abre caminhos" antes de desfiles carnavalescos de Salvador; veja vídeo

Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.

mais notícias

+

Newsletter