Pernambuco, 14 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presídio de Igarassu: briga generalizada em pavilhão deixa dois detentos feridos

O presídio é palco de investigação da Operação La Catedral que apura um esquema de privilégios envolvendo presos e servidores públicos.

Gabriel Alves

29 de julho de 2025 às 09:59   - Atualizado às 09:59

Presídio de Igarassu, na RMR.

Presídio de Igarassu, na RMR. Foto: Reprodução/TV Globo

Uma briga generalizada registrada na madrugada da segunda-feira, 28 de julho, deixou ao menos dois detentos feridos no Pavilhão C do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A motivação da confusão ainda não foi esclarecida. A unidade é palco de escândalos que variam entre corrupção e superlotação, após a deflagração da Operação La Catedral.

De acordo com informações iniciais, os feridos foram socorridos e encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu. Diante da gravidade dos ferimentos, ambos foram transferidos para o Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, na área central da capital, onde receberam atendimento especializado.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a ocorrência está sendo apurada. Em nota, a pasta ressaltou que “a situação foi controlada pelos policiais penais do plantão da unidade prisional e da Gerência de Operações e Segurança (GOS/SEAP)”.

"Dois detentos foram encaminhados para atendimento médico no Hospital da Restauração. A Seap informa ainda que um detento foi  encaminhado à delegacia para providências cabíveis. Um procedimento disciplinar foi instaurado pela pasta", explicou o órgão.

MC Tocha no presídio de Igarassu

O cantor de brega funk Hemerson da Silva Ferreira, o MC Tocha, de 32 anos, afirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) que recebeu entre R$ 8 mil e R$ 10 mil para se apresentar no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. Segundo ele, durante as visitas, presenciou detentos usando celulares e consumindo bebidas alcoólicas em festas realizadas dentro da unidade prisional.

Veja Também

A declaração do artista faz parte do inquérito da Operação, que investiga um esquema de privilégios envolvendo presos e servidores públicos no presídio. O caso já teve 15 pessoas denunciadas pelo Ministério Público, entre elas o ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), André de Araújo Albuquerque, e o ex-diretor da unidade, Charles Belarmino de Queiroz.

Depoimento

No depoimento, MC Tocha disse ter ido ao presídio “uma ou duas vezes” com o único objetivo de cantar, mas alegou não se lembrar quem o contratou. Ele declarou ter entrado “pela porta da frente”, ter sido revistado e ter visto “mais de um policial penal” no acesso à unidade. O artista também afirmou que não sabe quem autorizou sua entrada.

Tocha não é investigado pela Operação La Catedral, que estava sob sigilo até o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acolher a denúncia do MP.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:13, 14 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Medidas estão sendo conduzidas com máxima agilidade na limpeza.
Vídeo

Shopping Recife segue fechado para limpeza após incêndio; reabertura está prevista para domingo (15)

De acordo com a administração do shopping informou que está tomando as medidas com máxima agilidade na limpeza.

Estabelecimentos notificados terão três dias úteis para apresentar defesa
Fiscalização

Procon Recife autua mais dez postos de combustível por elevação de preços sem explicação; confira

Desde a última quarta-feira, 11 de março, o órgão de defesa do consumidor da Prefeitura do Recife vem conduzindo a operação.

Homem que se passava por policial e jovem vítima de golpe.
Detido

Policial "fake" é preso suspeito de dopar e estuprar jovem sob pretexto de entrevista de emprego

De acordo com a apuração policial, o homem se apresentava como delegado e prometia ajudar mulheres a conseguir trabalho.

mais notícias

+

Newsletter