Prefeito evangélico de Itabim, na Bahia. Foto: Reprodução
O prefeito evangélico de Itamarai, na Bahia, Everton Vasconcelos (Avante), tem evitado promover eventos públicos de caráter secular. Entre as festividades suspensas estão o tradicional São João da cidade e o São Pedro do povoado do Mineiro, que não são realizados desde 2019.
A última edição do São João de Itamari ocorreu naquele ano, ainda durante a gestão da ex-prefeita Pallomma Uzeda. Nos anos seguintes, as festas foram suspensas devido à pandemia da Covid-19. No entanto, mesmo após a liberação dos eventos públicos em todo o estado, o prefeito decidiu não retomar os festejos.
De acordo com a apuração do site Diário Paralelo, a motivação principal da suspensão seria a crença religiosa do atual gestor. Fontes ligadas à administração municipal, afirmam que Vasconcelos considera as festas juninas incompatíveis com seus princípios espirituais e, por isso, decidiu não destinar recursos públicos para esse tipo de celebração.
A decisão tem gerado críticas de moradores e comerciantes, que tradicionalmente lucravam com os festejos. Parte da população alega que a escolha do prefeito representa uma tentativa de impor convicções religiosas pessoais à gestão pública.
Apesar das controvérsias, Everton Vasconcelos anunciou a realização de uma cavalgada em setembro, prometendo atrações de destaque. O evento, porém, não agradou a todos que vê na substituição dos festejos tradicionais, uma tentativa de impor convicções religiosas pessoais à gestão pública.
No dia de São João, na terça-feira, 24 de junho, a governadora Raquel Lyra compareceu à festa realizada na cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado.
Na Rua da Alegria, um dos principais polos juninos da cidade, a gestora reuniu aliados e cumprimentou a população limoeirense, que nesta época do ano faz questão de enfeitar as suas casas com bandeirinhas, chitas e balões, mantendo vivas a cultura e tradição nordestinas.
“Nós estivemos aqui em Limoeiro há cerca de 20 dias, quando tivemos a oportunidade de inaugurar uma nova ponte, uma cozinha comunitária e assinar editais de licitação de obras importantes, trazendo mais água para a cidade. Quando a gente investe no cuidado com a nossa gente, vemos o resultado chegando na ponta, e hoje o povo está feliz na rua, brincando. Neste São João, o Estado se vestiu de festa para movimentar a nossa cultura, garantir emprego e renda, e é muito massa vir aqui e ver que cada casa virou um camarote, virou uma festa”, declarou a governadora Raquel Lyra.
A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, destacou que, além do apoio financeiro que o Estado tem dado aos eventos juninos, o Governo de Pernambuco também está presente nas festas de São João dos municípios com ações de conscientização a respeito da violência contra as mulheres.
“As ações de prevenção à violência contra a mulher em Pernambuco já são uma realidade no nosso cotidiano. E nos grandes eventos de rua, como o Carnaval e o São João, a gente está nas ruas entregando material, focando em evitar que novos casos aconteçam, chamando também à reflexão sobre o que é importunação sexual e sobre a importância da denúncia”, disse.
2
02:56, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio desta sexta-feira, 13 de fevereiro, definiu as sete colunas e distribuiu prêmios em quatro faixas.
Concurso de 13/02 registra aposta vencedora no segundo sorteio e eleva estimativa para R$ 2 milhões.
Concurso 6953, sorteado em 13/02, saiu para aposta de Cruzeiro (SP) e encerrou sequência de prêmio acumulado.
mais notícias
+