Polícia Militar de Pernambuco em ação. Foto: Divulgação
O estado de Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma redução de 11,8% na quantidade de homicídios, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 4 de julho, pelo Governo Estadual, com base em estatísticas da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Segundo o levantamento, entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados 1.619 homicídios. Esse é o segundo menor número de toda a série histórica para o período, ficando atrás apenas de 2013, quando foram registrados 1.599 casos. Em 2024, foram 1.837 mortes violentas no mesmo intervalo.
A redução da violência letal foi observada em diversas regiões do estado:
Esses números representam os menores índices já registrados nessas áreas desde o início do monitoramento da série histórica.
Roubos também apresentam queda
Os Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), que incluem roubos e furtos, também apresentaram redução. No primeiro semestre de 2025, foram contabilizados 16.102 casos, contra 17.187 em 2024 e 18.548 em 2023. O recuo percentual em relação ao ano anterior foi de 6,3%.
Durante o mesmo período, a SDS também destacou os seguintes resultados operacionais:
O Governo do Estado afirmou, em nota, que os dados refletem os resultados de políticas públicas de segurança em andamento e o trabalho integrado entre as forças policiais.
2
22:51, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+