Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE cobra ação da Câmara do Recife contra retrocessos na proteção do patrimônio cultural; confira

Documento defende o patrimônio histórico do Recife diante de propostas legislativas que podem enfraquecer avanços na proteção urbanística da cidade.

Redação Portal de Prefeitura

25 de julho de 2025 às 15:39   - Atualizado às 15:51

Igreja do Recife e Romerinho Jatobá

Igreja do Recife e Romerinho Jatobá Foto Montagem/Portal de Prefeitura

Em defesa do patrimônio e de um planejamento urbano sustentável e justo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) protocolou manifestação junto à Câmara Municipal do Recife sobre o Projeto de Lei nº 12/2024, que trata do novo ordenamento para o parcelamento, uso e ocupação do solo no município. O documento foca na defesa do patrimônio histórico e cultural da capital pernambucana, especialmente frente a propostas legislativas que podem fragilizar conquistas históricas em matéria de proteção urbanística.

Dentre os pontos de maior preocupação destacados pelo Ministério Público está a previsão, contida nas novas propostas, de possibilidade de remembramento de imóveis situados em Zonas Especiais de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (ZEPHs). Segundo o alerta do MPPE, essa mudança representa grave risco à integridade paisagística e à coerência dos conjuntos protegidos, podendo abrir caminho para intervenções que desvirtuem o caráter histórico das áreas tombadas e do entorno protegido.

Na manifestação, o MPPE requer a supressão do dispositivo legal que autoriza o remembramento de imóveis nas ZEPHs. Também enfatiza que qualquer alteração em normas que afetem o patrimônio cultural necessita ser precedida de estudos técnicos, pareceres de órgãos de preservação e consulta à população diretamente afetada, como exige a legislação vigente.

A manifestação é subscrita pelo Promotor de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Sérgio Gadelha Souto; pela Promotora de Habitação e Urbanismo, Fernanda Henriques Nóbrega; pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPPE (CAO Meio Ambiente) e arquiteta lotada no mesmo órgão, respectivamente Belize Câmara Correia e Clara Moreira; pelo coordenador do Núcleo de Patrimônio Cultural do MPPE, Marco Aurélio Farias; bem como pelos pesquisadores e professores universitários especialistas no tema Virginia Pitta Pontual, Sílvio Mendes Zancheti, Natália Miranda Vieira de Araújo, Amélia Reynaldo e Ana Rita Sá Carneiro.

Os autores da manifestação ressaltam que a atuação preventiva do MPPE busca evitar que retrocessos institucionais sejam consolidados em leis urbanísticas que afetem de forma permanente a paisagem urbana e a identidade cultural do Recife.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:01, 24 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

Parque das Esculturas Francisco Brennand.
Funcionamento

Parque de Esculturas Francisco Brennand fecha no domingo (25) durante o segundo turno das eleições; veja quando reabre

Inaugurado em 2000, o espaço integra o projeto Eu Vi o Mundo Ele Começava no Recife, que também inclui a rosa dos ventos de Cícero Dias, no Marco Zero.

Da janela, o policial estendeu o corpo em direção à criança, segurou-a e a puxou para dentro da casa.
Resgate

Criança cai do segundo andar, fica presa em fios e é salva por policial em Alagoas

Militar havia acabado de sair do serviço quando percebeu a situação; moradores acompanharam o salvamento.

mais notícias

+

Newsletter