Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ideb 2025: confira o ranking geral das capitais brasileiras na educação municipal

Levantamento revela as notas das 26 capitais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Portal de Prefeitura

06 de agosto de 2026 às 12:30   - Atualizado às 12:35

IDEB 2025

IDEB 2025 Foto: Reprodução/IA

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025 revelaram o desempenho das capitais brasileiras nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede municipal. O levantamento, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra diferenças significativas entre as cidades e apresenta um panorama da qualidade da educação pública oferecida em todo o país.

O indicador é considerado a principal ferramenta para medir a qualidade da educação básica brasileira, combinando o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática com as taxas de aprovação escolar.

Nas duas etapas avaliadas, algumas capitais conseguiram superar a média nacional, enquanto outras ainda enfrentam desafios para melhorar seus indicadores educacionais.

Confira o ranking dos anos iniciais do ensino fundamental

Nos anos iniciais, que abrangem estudantes do 1º ao 5º ano, as melhores notas ficaram acima da média nacional, que foi de 6,3.

Ranking geral das capitais:

Veja Também

  1. Teresina (PI) — 6,9;
  2. Curitiba (PR) — 6,9;
  3. Rio Branco (AC) — 6,8;
  4. Florianópolis (SC) — 6,7;
  5. Goiânia (GO) — 6,6;
  6. Manaus (AM) — 6,4;
  7. Vitória (ES) — 6,4;
  8. Belo Horizonte (MG) — 6,2;
  9. Palmas (TO) — 6,2;
  10. Rio de Janeiro (RJ) — 6,2;
  11. Boa Vista (RR) — 6,1;
  12. Cuiabá (MT) — 6,1;
  13. Fortaleza (CE) — 6,1;
  14. São Luís (MA) — 6,0;
  15. Macapá (AP) — 5,9;
  16. Aracaju (SE) — 5,8;
  17. Recife (PE) — 5,8;
  18. São Paulo (SP) — 5,8;
  19. Campo Grande (MS) — 5,7;
  20. João Pessoa (PB) — 5,7;
  21. Porto Velho (RO) — 5,7;
  22. Maceió (AL) — 5,6;
  23. Salvador (BA) — 5,6;
  24. Belém (PA) — 5,4;
  25. Porto Alegre (RS) — 5,0;
  26. Natal (RN) — 4,8.

Veja a classificação dos anos finais do ensino fundamental

No ranking dos anos finais, etapa que vai do 6º ao 9º ano, a média nacional ficou em 5,3. O levantamento aponta que poucas capitais conseguiram ultrapassar essa marca.

Ranking geral das capitais:

  1. Teresina (PI) — 5,9;
  2. Curitiba (PR) — 5,4;
  3. Florianópolis (SC) — 5,4;
  4. Goiânia (GO) — 5,4;
  5. Vitória (ES) — 5,4;
  6. Manaus (AM) — 5,3;
  7. Belo Horizonte (MG) — 5,2;
  8. Fortaleza (CE) — 5,2;
  9. Palmas (TO) — 5,2;
  10. Rio de Janeiro (RJ) — 5,2;
  11. Campo Grande (MS) — 4,9;
  12. Recife (PE) — 4,9;
  13. São Paulo (SP) — 4,9;
  14. Cuiabá (MT) — 4,8;
  15. Belém (PA) — 4,6;
  16. João Pessoa (PB) — 4,5;
  17. Salvador (BA) — 4,5;
  18. Aracaju (SE) — 4,4;
  19. São Luís (MA) — 4,4;
  20. Maceió (AL) — 4,3;
  21. Porto Alegre (RS) — 4,2;
  22. Natal (RN) — 3,7;
  23. Porto Velho (RO) — 3,7.

Entenda como funciona o Ideb

Criado pelo Ministério da Educação, o Ideb é calculado a partir de dois critérios principais: o desempenho dos estudantes nas avaliações nacionais e os índices de aprovação escolar registrados no Censo Escolar.

A nota varia de zero a dez e serve como referência para a elaboração de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Os resultados de 2025 apontam avanços em diferentes regiões do país, mas também evidenciam desafios para reduzir as desigualdades entre as redes municipais e ampliar o acesso a uma educação de qualidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:55, 26 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O médico era clínico geral, imunologista, acupunturista e homeopata.
Despedida

Morre aos 76 anos Gustavo Sá Carneiro, referência da acupuntura em Pernambuco

Formado pela UPE e aperfeiçoado na China, o especialista participou de experiências que marcaram a história da prática no Estado.

Lula e mulher segurando cartão do Pé-de-Meia.
Benefício

Pé-de-Meia paga parcela a nascidos em maio e junho nesta quarta (26); veja valor

Nova rodada segue até o fim do mês e pode incluir depósitos relacionados a pendências anteriores corrigidas pelas redes de ensino.

A ação teve início após o trabalho das equipes policiais, que localizaram o imóvel apontado como um local utilizado para o desmonte de motocicletas com registro de roubo ou furto.
Apreensão

Polícia Militar localiza ponto de desmanche de motos roubadas e detém quatro suspeitos em Santa Cruz do Capibaribe

A ação teve início após o trabalho das equipes policiais, que localizaram o imóvel apontado como um local utilizado para o desmonte de motocicletas com registro de roubo ou furto.

mais notícias

+

Newsletter