Reconhecimento facial da SDS para Operação Carnaval 2026. Foto: SDS/Divulgação
Um homem de 23 anos, com mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco em 2017, foi capturado na segunda-feira, 16 de fevereiro, em um dos acessos ao Recife Antigo, durante a Operação Carnaval 2026.
Considerado um homicida, o imputado foi detido e encaminhado ao Sistema Prisional de Pernambuco. Ele é o terceiro foragido da Justiça capturado com o auxílio do sistema de Reconhecimento Facial da SDS durante o período carnavalesco.
Além desta ocorrência, outros dois foragidos também foram localizados por meio da ferramenta ao longo do Carnaval 2026. No último sábado (14), duas capturas ocorreram durante o desfile do Galo da Madrugada. As prisões são resultado da integração entre tecnologia e policiamento ostensivo.
Outras detenções foram realizadas durante abordagens e nos pontos de controle de acesso.
Também houve apreensão de arma de fogo, munições e arma branca na Ponte Buarque de Macedo, além de uma detenção na Ponte Duarte Coelho com apoio de equipes especializadas.
Somando os esforços de todo o efetivo das forças de segurança de Pernambuco, a Operação Carnaval 2026 utiliza recursos tecnológicos como reconhecimento facial, bodycams, drones e monitoramento aéreo, consolidando um modelo integrado de segurança e garantindo tranquilidade aos foliões em todo o Estado.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) detalhou, na manhã da última quarta-feira, 11 de fevereiro, as ações da Operação Carnaval 2026, que atuaram de forma integrada em todo o Estado para garantir a segurança dos foliões durante o período carnavalesco.
A Operação contou com um investimento total de R$ 12.285.720,00 e a mobilização de 68.254 postos de trabalho extras, envolvendo as forças de segurança e órgãos operativos, com reforço antes, durante e após os principais eventos.
Entre os principais eixos da Operação está o uso intensivo de tecnologia. Ao todo, 449 câmeras, entre fixas e com visão 360º, foram instaladas em pontos estratégicos do Estado. Deste total, 325 equipamentos estiveram concentrados nos municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Também foram implantados dois totens de monitoramento, equipados com seis câmeras fixas e duas com visão 360º cada, totalizando 16 equipamentos.
A Operação teve reconhecimento facial e uso de bodycams no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda, além de Plataformas de Observação Elevada (POE) instaladas nos municípios de Nazaré da Mata, Paudalho e Bezerros.
1
15:03, 18 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Durante a ação, o companheiro da mulher também foi baleado, precisando ser socorrido para o Hospital Regional da cidade.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a pesada estrutura de madeira atingiu as crianças, sendo as mesmas retiradas sob os escombros.
A família da jovem acionou o Samu, porém, ao chegar no local, a equipe tentou reanimá-la mas a vítima não resistiu ao choque e veio à óbito ainda no imóvel.
mais notícias
+