Pernambuco, 01 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Defesa Civil de PE emite alerta "grave" de deslizamentos e inundação no Recife e Jaboatão

Avisos foram enviados para celulares na manhã desta sexta (1º) após chuvas intensas elevarem riscos na Região Metropolitana.

01 de maio de 2026 às 12:49   - Atualizado às 12:51

Aviso da Defesa Civil no celular.

Aviso da Defesa Civil no celular. Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Pernambuco emitiu, na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, alertas classificados como “graves” para moradores do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Os avisos indicam risco elevado de deslizamentos de barreiras e inundações, em meio ao volume intenso de chuvas registrado desde a noite da quinta-feira (30).

As mensagens foram disparadas diretamente para celulares entre 11h25 e 11h40. Moradores relataram ter ouvido um sinal sonoro de emergência, acompanhado da mensagem em destaque na tela do aparelho, chamando atenção para a gravidade da situação.

Os comunicados são direcionados principalmente à população que vive em áreas de risco e trazem orientações claras:

“Moradores de áreas de risco, preparar para sair do local. Busque abrigo. Emergência, ligue 193 ou 199”.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Recife já acumula cerca de 159 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, com registros de alagamentos em diversos pontos da cidade. O volume elevado também contribuiu para que o Rio Capibaribe atingisse a cota de inundação, desencadeando transbordamentos em seu curso.

Veja Também

Diante da intensificação das precipitações, a capital pernambucana entrou em estágio de alerta ainda durante a manhã. A situação também preocupa em Jaboatão dos Guararapes, onde áreas vulneráveis podem ser impactadas com a continuidade das chuvas.

Os rios Jaboatão e Duas Unas, que cortam a cidade, já estão em estado de alerta, segundo a Apac.

A Defesa Civil reforça que equipes seguem em monitoramento contínuo e orienta que moradores de áreas de risco busquem locais seguros imediatamente, além de acompanhar os alertas oficiais.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Mais de 100mm e chuva

O monitoramento em tempo real da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica que a Região Metropolitana do Recife concentra os maiores acumulados de chuva nas últimas seis horas. As precipitações, que se intensificaram desde a noite da quinta-feira, 30 de abril, já provocam volumes elevados em diversos municípios.

Confira os maiores volumes registrados até às 10h55 desta sexta-feira (1º):

  • Abreu e Lima: 120,2 mm
  • Olinda: 116,74 mm
  • Recife: 112,58 mm
  • Paulista: 111,81 mm
  • Camaragibe: 110,42 mm

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:12, 01 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Rio Capibaribe transborda.
Inundação

Rio Capibaribe transborda e extravasamento afeta Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata, diz Apac

Segundo a Apac, o transbordamento é consequência do volume de água que é provocado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Alagamento no Recife.
Perigo

Urgente: Rio Capibaribe começa a transbordar e afeta Recife e Região Metropolitana

De acordo com o alerta, o nível do rio já ultrapassou o limite de segurança, provocando extravasamento e impactos nas cidades.

Chuvas em Abreu e Lima.
Atenção

Pernambuco: Com 150 mm de chuva em 12h, Abreu e Lima entra em alerta e abre abrigo preventivo

A medida foi adotada devido aos riscos associados ao alto volume de precipitação e à possibilidade de agravamento dos cenário.

mais notícias

+

Newsletter