Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Chuva em Pernambuco faz cidades suspenderem aulas nesta terça (4)

A decisão ocorre após acumulados expressivos de precipitação na RMR. Segundo a Apac, Paulista registrou 104 milímetros nas últimas 24 horas.

04 de agosto de 2026 às 11:01   - Atualizado às 11:40

Chuva em Pernambuco faz cidades suspenderem aulas nesta terça (4)

Chuva em Pernambuco faz cidades suspenderem aulas nesta terça (4) Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingem Pernambuco provocaram mudanças na rotina escolar de municípios do Grande Recife nesta terça-feira, 4 de agosto. Paulista e Jaboatão dos Guararapes suspenderam as atividades presenciais no turno da manhã como medida preventiva diante do avanço das precipitações e das condições adversas registradas na Região Metropolitana.

Em Paulista, a Secretaria Municipal de Educação comunicou a suspensão das aulas em toda a rede de ensino durante a manhã. A decisão foi tomada após a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) elevar o nível de atenção para a região devido à intensificação das chuvas.

A prefeitura informou que a medida busca evitar riscos para estudantes, professores, funcionários e demais integrantes da comunidade escolar. O município também afirmou que continuará monitorando a situação junto aos órgãos responsáveis antes de definir eventuais mudanças no funcionamento das unidades nos demais turnos.

Chuva em Pernambuco faz cidades suspenderem aulas nesta terça (4)

Já em Jaboatão dos Guararapes, as atividades escolares da manhã também foram alteradas. Segundo a administração municipal, as unidades educacionais adotariam atividades na modalidade extraclasse durante o período.

Veja Também

A gestão reforçou que a prioridade é preservar a segurança da comunidade escolar e manter as famílias informadas sobre qualquer nova decisão relacionada ao funcionamento das escolas.

Paulista registra maior volume de chuva

A suspensão das aulas ocorre em um cenário de acumulados expressivos de chuva no Grande Recife. Segundo dados divulgados pela Apac, Paulista registrou 104 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas, o maior volume entre os municípios monitorados.

Na sequência aparecem Goiana, com 91 mm; Abreu e Lima, com 79 mm; Camaragibe, com 72 mm; e Recife, com 70 mm.

Os volumes elevados aumentam a possibilidade de pontos de alagamento, principalmente em áreas que já apresentam histórico de problemas durante períodos de chuva intensa.

O alerta laranja emitido pela Apac para a região permanece válido até as 14h30 desta terça-feira (4). A população deve acompanhar os comunicados oficiais e evitar deslocamentos por áreas alagadas.

Em caso de emergência, a orientação é procurar locais seguros e acionar os órgãos responsáveis. A Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:57, 04 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Inmet: chuva em cidade de Pernambuco.
Clima

Inmet tem alerta de chuvas intensas e vendaval em Pernambuco; Apac mantém estado de atenção

Os maiores volumes de precipitação acumulada nas últimas 24 horas foram registrados na Região Metropolitana do Recife.

Chuvas no Grande Recife: alagamentos travam principais avenidas e complicam trânsito nesta terça (4)
Vídeo

Chuvas no Grande Recife: alagamentos travam principais avenidas e complicam trânsito nesta terça (4)

Vias estratégicas como as avenidas Mascarenhas de Moraes e Presidente Kennedy registraram acúmulo de água.

APAC eleva aviso para nível laranja de ATENÇÃO e renova continuidade de chuva nas próximas 24 horas
Clima

APAC eleva aviso para nível laranja de ATENÇÃO e renova continuidade de chuva nas próximas 24 horas

O que provoca a elevação do alerta é a intensificação do sistema meteorológico. População deve seguir a orientação da Defesa Civil

mais notícias

+

Newsletter