Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputados aprovam lei que aumenta salário de servidores do Senado e da Câmara

As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.

Ricardo Lélis

03 de fevereiro de 2026 às 18:18   - Atualizado às 18:18

Câmara dos Deputados.

Câmara dos Deputados. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Os deputados federais aprovaram, nesta terça-feira, 3 de fevereiro, projetos de lei que reajustam os salários dos servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.

Os textos preveem aumentos anuais no vencimento básico dos servidores entre 2026 e 2029. Além disso, instituem uma licença compensatória em razão do exercício de função relevante e do acúmulo de atividades extraordinárias, bem como uma licença vinculada aos dias trabalhados no Legislativo.

Na Câmara dos Deputados, o benefício será destinado a servidores ocupantes de cargo efetivo que exerçam função comissionada de nível FC-4 ou superior, como forma de compensar o “exercício de função relevante singular e do acúmulo de atividades”.

A proposta estabelece o direito a, no máximo, um dia de folga a cada três dias trabalhados, limitado a até dez dias de descanso por mês.

Veja Também

No Senado Federal, a licença compensatória valerá para servidores que exerçam “função relevante singular” ou que acumulem atividades extraordinárias.

Nesse caso, os funcionários terão direito a, no mínimo, um dia de folga a cada dez dias trabalhados e, no máximo, um dia de folga a cada três dias. O benefício será aplicado a servidores em funções comissionadas ou cargos de assessoramento superior.

De acordo com as propostas, as folgas poderão ser indenizadas, permitindo que os servidores recebam o benefício em dinheiro. Esses valores não entram no cálculo do teto do funcionalismo público.

O texto aprovado para a Câmara também estabelece reajuste de 8% para secretários parlamentares, mesmo percentual já concedido a servidores do Judiciário. Já os servidores efetivos e de carreira terão reajuste de 9,25%, enquanto os ocupantes de cargos em comissão receberão um aumento ponderado de 8,63%.

“É uma marca da nossa gestão não criarmos aqui castas, não criarmos diferenciações nas carreiras. Todas as categorias estão recebendo reajuste salarial”, afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O projeto que prevê o reajuste dos servidores da Câmara foi apresentado na manhã desta terça-feira pela Mesa Diretora da Casa. O texto permite que servidores que ocupam os postos mais altos do serviço público na Câmara recebam vencimentos acima do teto constitucional, atualmente fixado em R$ 46.366,19.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:04, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Nikolas Ferreira junto de aliados em caminhada e local onde raio atingiu manifestantes.
Respostas

Oposição chama caminhada de Nikolas Ferreira de "irresponsável" após raio atingir manifestantes

O raio atingiu a área próxima à Praça do Cruzeiro, em Brasília. O incidente ocorreu em meio às fortes chuvas que atingem Brasília desde o fim da manhã.

Desfile de escola de samba representando o Diabo e Jesus.
Proposta

Projeto quer proibir uso de imagens desrespeitosas à fé cristã em desfiles de escola de samba

Dentre as penas sugeridas, está a suspensão das atividades de agremiações responsáveis pelo evento por um período de até 36 meses.

A imagem de Têmis, de olhos vendados e balança em mãos, remete ao ideal de Justiça aplicada de forma igualitária.
Auxílio

Comissão da Câmara aprova gratuidade de justiça para pessoas com câncer, deficiência e autismo

O direito ao benefício é regulamentado pelo Código de Processo Civil e concedido com base na comprovação de "insuficiência de recursos".

mais notícias

+

Newsletter