Pernambuco, 12 de Junho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Unicef alerta para prejuízos da falta de água em escolas, sobretudo em áreas rurais

Com o avanço no fornecimento de água no ano passado, mais de 100 mil estudantes passaram a acessar esse direito.

19 de março de 2026 às 15:15   - Atualizado às 15:17

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Foto: Freepik

O número de escolas públicas ativas sem acesso à água caiu pela metade de 2024 para 2025, segundo dados divulgados em fevereiro pelo Censo Escolar, mas ainda restaram 1.203 escolas em que cerca de 75 mil estudantes não têm a garantia desse direito.

Às vésperas do Dia Mundial da Água, celebrado no próximo domingo, 22 de março, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) defende apoio institucional às localidades para superar esse problema, destacando os impactos à higiene, à saúde, à qualidade da merenda escolar, à dignidade menstrual e a outros pontos essenciais para um bom aprendizado.

O Unicef ressalta que a situação é mais grave nas zonas rurais, onde estão localizadas 96% das escolas desabastecidas. De acordo com o oficial de Água, Saneamento e Higiene do fundo das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Rodrigo Resende, esse é um déficit histórico que reflete os desafios para a implementação de políticas públicas nos municípios, especialmente na Amazônia e no Semiárido.

Resende recomenda que, para resolver o problema, é preciso uma soma de esforços de entes federativos e instituições para apoiar os territórios, ampliando os investimentos e fortalecendo a capacitação de técnicos e lideranças locais.

O engajamento e a participação ativa das comunidades são essenciais, complementa o oficial do Unicef, que também defendeu soluções que respeitem as especificidades locais e priorizem fontes renováveis de energia.

Veja Também

Disparidades

Com o avanço no fornecimento de água no ano passado, mais de 100 mil estudantes passaram a acessar esse direito. Em 2024, 179 mil não tinham acesso à água em 2.512 escolas públicas, número que caiu para 75 mil no ano passado.

O perfil dos que continuam sem acesso a esse direito mostra disparidades sociais e raciais. Alunos negros são maioria nas escolas sem acesso à água, e havia também uma proporção relevante de crianças e adolescentes indígenas.

Rodrigo Resende também pontua que as mulheres e as meninas estão mais vulneráveis à falta ou precariedade do acesso à água, especialmente durante o período menstrual. 

O Fundo das Nações Unidas acredita que a falta de água acaba afastando as meninas da sala de aula nesses dias, ou obrigando as alunas a saírem do ambiente escolar em busca de um banheiro adequado, o que atrapalha seu aprendizado e aumenta a exposição a violências. 

Além de dificultar o consumo de água e a higiene dos alunos, o desabastecimento também impacta a preparação dos alimentos para a merenda escolar. Esses três pontos são considerados fundamentais pelo Unicef para promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes na escola.

No ano passado, a organização desenvolveu ações como a instalação de sistemas de abastecimento de água movidos à energia solar no Amazonas e a ampliação dos sistemas que atendem ao território Yanomami, em Roraima. Mas a principal atuação do Fundo é o apoio a gestores, para fortalecer políticas públicas.

Agência Brasil  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:41, 12 Jun

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Material radioativo.
Apuração

Autoridade Nacional de Segurança Nuclear investiga possível vazamento de material radioativo

A ANSN, que afirma ter tomado conhecimento dos fatos por meio de uma denúncia anônima, informou que foram solicitadas informações ao Ipen para verificação dos fatos relatados.

Nubank
Situação

Nubank nega liquidação judicial após clientes receberem mensagem sobre fim das atividades

A instituição informou que um erro operacional pontual provocou o envio de mensagens indevidas.

Casal assistindo filme no dia dos namorados
Paixão

Dia dos Namorados: os cinco melhores filmes para ver grudado com seu amor, nesta sexta, 12 de junho

Entre uma taça de vinho, refeições a luz de vela, muitos casais aproveitam um filme bem romântico ao lado do parceiro (a) para curtir essa sexta-feira

mais notícias

+

Newsletter