Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STJ analisará solicitação de Marcola para invalidar sentença de 152 anos de reclusão

22 de fevereiro de 2024 às 18:42

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou para o próximo dia 27 de fevereiro o início da análise do habeas corpus (HC) que solicita a invalidação de todo o processo que resultou na sentença do líder máximo do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como “Marcola”, a 152 anos de detenção.

A audiência será realizada em plenário virtual do STJ e está programada para durar 7 dias. O 2º Tribunal do Júri de São Paulo sentenciou Marcola, em março de 2013, a 160 anos de prisão pela participação na morte de oito detentos durante uma rebelião na Casa de Detenção São Paulo (Carandiru), em 2001.

Marcola apelou da sentença e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reduziu sua pena para 152 anos de prisão. Os advogados de Marcola alegam ao STJ que a decisão de pronúncia, que admitiu a acusação do Ministério Público e encaminhou o caso para o Tribunal do Júri, é inválida. Eles argumentam que, embora o réu tenha sido acusado de sete homicídios, foi julgado por oito assassinatos.

O relator do habeas corpus no STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, rejeitou o pedido da defesa de Marcola. Ele considerou que, embora a decisão tenha mencionado a prática de homicídio doloso 'por sete vezes', descreveu eventos e nomeou oito vítimas, sendo apenas um "mero erro material". Agora, o habeas corpus do líder do PCC será analisado pela Quinta Turma do STJ.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

mais notícias

+

Newsletter