Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Precisamos de esforços coordenados e concretos", diz Janja sobre combater desigualdade e a fome

A primeira-dama discursou na cerimônia do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida)

Fernanda Diniz

12 de fevereiro de 2025 às 18:46   - Atualizado às 19:13

Janja em discurso.

Janja em discurso. Foto: Reprodução

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, discursou na cerimônia do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) nesta quarta-feira, 12 de fevereiro.

Ela defendeu que os países precisam ter mais "ousadia e urgência" para combater a desigualdade socioeconômica e a fome.

Janja ressaltou que a desigualdade no acesso a alimentos e a insumos para a produção agrícola se aprofunda com o agravamento das mudanças climáticas e expansão de conflitos armados ao redor do mundo.

"Precisamos de esforços coordenados e concretos, com governos, instituições financeiras e organizações da sociedade civil trabalhando em parceria para multiplicar os impactos dos recursos que diminuem a cada dia", defendeu.

Ela disse considerar que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, bloco multilateral que o Brasil hoje preside, é uma oportunidade para que diferentes países possam combinar ações e ampliar resultados.

Veja Também

"Com responsabilidade e vontade política poderemos construir e expandir políticas capazes de criar inclusão social, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico", afirmou.

Para a primeira-dama, combater a fome e a pobreza passa por criar sistemas alimentares mais sustentáveis e capazes de produzir alimentos mais saudáveis e mais baratos. Ela anunciou que um primeiro evento de troca de experiências da Aliança, um encontro de ministros da agricultura do Brasil e de países africanos, está sendo planejado para maio.

A primeira-dama postou um corte do discurso em seu perfil do Instagram.

"Durante minha fala, destaquei que nossos sistemas alimentares são perpetuadores de desigualdades e sensíveis aos efeitos das crises globais", escreveu.

Mais cedo nesta quarta-feira, Janja esteve com o papa Francisco, com quem disse ter conversado sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O bloco, que tem atualmente 165 membros, entre países, instituições internacionais e organizações não governamentais (ONGs), foi lançado em novembro do ano passado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava à frente do G-20.
 

Estadão Conteúdo 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:54, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agentes da Polícia Federal
Investigação

Eleições 2026: PF apura uso de câmeras em broches para registrar votação

A suspeita da polícia é que os dispositivos seriam usados para gravar o voto dos eleitores na urna eletrônica. 

Homem morre durante espera para votar no Rio
Caso

Eleitor de 62 anos morre após passar mal enquanto aguardava para votar no Rio

Apesar de ter recebido atendimento médico, ele não resistiu e teve a morte confirmada.

Urna Eletrônica
Resultados

Eleições 2026: votação chega ao fim e começa apuração das urnas no 1º turno

Neste domingo, os brasileiros foram às urnas para escolher presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

mais notícias

+

Newsletter