Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PIX ganha novas regras e agora permite pagar contas de luz e água de forma automática

Nova função chamada "Pix Automático" substitui o débito em conta e ajuda o brasileiro a não esquecer de pagar os boletos.

Beto Dantas

07 de janeiro de 2026 às 16:32   - Atualizado às 16:32

Logo do Pix, conhecido de 90% dos brasileiros

Logo do Pix, conhecido de 90% dos brasileiros Divulgação/BC

O Pix Automático começou a funcionar oficialmente no dia 16 de junho de 2025, mas o assunto voltou com força total agora, em janeiro de 2026. Em primeiro lugar, isso acontece porque, desde outubro de 2025, todos os bancos brasileiros foram obrigados pelo Banco Central a oferecer essa função para seus clientes. De fato, é agora no início de 2026 que as grandes contas (como luz, água e internet) e também os pequenos negócios terminaram de ajustar seus sistemas para aceitar esse tipo de pagamento automático, facilitando a vida de todo mundo.

Como funciona o pagamento sem digitar código?

Muita gente tinha preguiça de copiar e colar os números dos boletos todos os meses. Além disso, com essa novidade, você só precisa autorizar a empresa uma única vez pelo seu celular. Nesse sentido, dados do Banco Central do Brasil mostram que essa tecnologia é mais segura que o antigo débito automático, pois o usuário consegue colocar um limite máximo de valor. Se a conta vier muito mais cara do que o normal, o banco não paga e avisa você na mesma hora para conferir o erro.

Menos multas e juros por causa de esquecimento

Um dos maiores problemas financeiros das famílias brasileiras é o atraso por puro esquecimento. Dessa forma, o Pix Automático ajuda a evitar aquelas multas chatas que aparecem quando a gente esquece o dia do vencimento. Conforme informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o uso dessa função deve reduzir muito o número de pessoas que ficam com o nome sujo por causa de contas pequenas. O dinheiro sai direto da conta no dia certo, sem que você precise mexer em nada.

Veja Também

É seguro deixar o banco pagar as contas sozinho?

A segurança é a principal preocupação de quem usa o sistema financeiro pelo celular. Contudo, as regras para o Pix Automático são muito rígidas e protegem o consumidor. De acordo com o portal G1 Economia, o cliente pode cancelar o pagamento automático a qualquer momento, com apenas um clique. Dessa forma, você continua sendo o dono do seu dinheiro e tem o controle total sobre quais empresas podem ou não retirar valores da sua conta bancária.

O futuro do dinheiro no Brasil em dois mil e vinte e seis

O uso de dinheiro em papel está ficando cada vez mais raro nas grandes cidades. Portanto, o que estamos vendo é o Brasil se tornando um dos países mais modernos do mundo quando o assunto é tecnologia bancária. De acordo com o jornal Valor Econômico, o sucesso do Pix em dois mil e vinte e seis é tão grande que outros países já estão copiando o modelo brasileiro para facilitar a vida de seus cidadãos. Pagar contas nunca foi tão rápido e simples como agora.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:51, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Protesto contra a escala 6x1.
Levantamento

Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1 sem redução salarial

Foram ouvidos 2.021 cidadãos acima de 16 anos de idade nas 27 unidades da Federação, entre os dias 30 de janeiro e 5 deste mês.

Internacional x Palmeiras se enfrentam em momento diferentes no Brasileirão.
Futebol

Internacional x Palmeiras: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.

Fluminense x Botafogo se enfrentam nesta quinta (12), às 19h30.
Brasileirão

Fluminense x Botafogo: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.

mais notícias

+

Newsletter