Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministério da Saúde estuda AMPLIAR VACINAÇÃO contra DENGUE devido à baixa adesão

. A informação foi dada pelo secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Rivaldo Cunha, durante entrevista à Rádio Eldorado, nesta quarta-feira, 22 de janeiro.

Cami Cardoso

22 de janeiro de 2025 às 11:32   - Atualizado às 12:08

Vacinação

Vacinação Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde deve propor nos próximos dias a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue nas localidades onde a adesão está abaixo da esperada. A informação foi dada pelo secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Rivaldo Cunha, durante entrevista à Rádio Eldorado, nesta quarta-feira, 22.

São Paulo é um dos Estados com pouca procura pela imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O secretário disse que os Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná apresentam tendência de aumento dos casos da doença neste início de ano.

Rivaldo Cunha descartou a possibilidade de uma epidemia nacional de dengue, mas reconheceu que podem ocorrer surtos localizados.

Sorotipo 3 no Brasil

Depois de 17 anos, o sorotipo 3 da dengue voltou a circular de forma mais intensa no Brasil desde o fim do ano passado, juntamente com o 1, o 2 e o 4, e já representou 40,8% dos casos de dezembro de 2024, segundo o Ministério da Saúde.

Especialistas temem o aumento da incidência da doença, já que os infectados somente desenvolvem imunidade para o sorotipo que os atingiu, ficando sujeitos aos demais.

Em São Paulo, no total dos sorotipos, já são 43.817 casos prováveis neste ano e 13.921 confirmados, com um óbito. Os dados foram apresentados pela coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Regiane de Paula, durante entrevista à Rádio Eldorado nesta segunda-feira, 20 de fevereiro.

O governo paulista lançou na semana passada um plano de ações de combate ao mosquito transmissor e de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, cuja adesão está abaixo da esperada.

Mais que COVID

Conforme um levantamento realizado pelos dados do Ministério da Saúde. Ao todo, 6.068 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado, enquanto a covid-19 causou 5.959 mortes no mesmo período.

O número de mortes por Dengue no Brasil em 2024 ultrapassou os registros de óbitos por Covid-19. Os números representam um aumento de 414% nos óbitos causadas pela dengue em relação a 2023, quando foram registradas 1.179 vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

O pico de mortes coincide com o período mais chuvoso no Brasil –geralmente, de novembro a maio na maior parte do território nacional. Nesse intervalo, o país costuma registrar um aumento significativo nas notificações de casos de dengue

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:41, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lucas Braathen faz história e conquista medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Inverno
É Ouro!

Lucas Braathen faz história e conquista medalha inédita para o Brasil nos Jogos de Inverno

É a primeira medalha olímpica da história do país e da América do Sul em Jogo Olímpicos de Inverno.

Pedro Turra, ex-piloto de Fórmula Delta, acusado de agredir e matar um adolescente; e torturar amiga.
Agressões

Amiga de Pedro Turra diz ter sido torturada com choques nos seios: "Parou quando a arma descarregou"

O ex-piloto de Fórmula Delta está preso desde o dia 30 de janeiro, acusado de agredir e assassinar um adolescente de 16 anos.

Erika Hilton usa faixa de "presidenta" e homenageia Marielle Franco em desfile de escola de samba
Carnaval

Erika Hilton usa faixa de "presidenta" e homenageia Marielle Franco em desfile de escola de samba

A deputada federal desfilou em um carro que trouxe como elemento central a representação de uma mãe de santo.

mais notícias

+

Newsletter