17 de janeiro de 2025 às 12:44 - Atualizado às 13:04
Mosquito aedes aegypti. Foto: EBC
Conforme um levantamento realizado pelos dados do Ministério da Saúde. Ao todo, 6.068 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado, enquanto a covid causou 5.959 mortes no mesmo período.
O número de mortes por Dengue no Brasil em 2024 ultrapassou os registros de óbitos por Covid-19. Os números representam um aumento de 414% nos óbitos causadas pela dengue em relação a 2023, quando foram registradas 1.179 vítimas da #doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O pico de mortes coincide com o período mais chuvoso no Brasil –geralmente, de novembro a maio na maior parte do território nacional. Nesse intervalo, o país costuma registrar um aumento significativo nas notificações de casos de dengue.
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa "odioso do Egito").
Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.
4
10:28, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
Após três dias de velório aberto, foi celebrado na manhã deste sábado, 26 de abril, a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali.
A celebração eucarística acontece no átrio da Basílica de São Pedro. Ao final, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio.
O profissional da comunicação respondeu, por anos, a um processo contra o cientista político Antônio Lavareda.
mais notícias
+