Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

DENGUE matou mais que o COVID-19 no Brasil em 2024, aponta Ministério da Saúde

Os números representam um aumento de 414% nos óbitos causadas pela dengue em relação a 2023.

17 de janeiro de 2025 às 12:44   - Atualizado às 13:04

Mosquito aedes aegypti.

Mosquito aedes aegypti. Foto: EBC

Conforme um levantamento realizado pelos dados do Ministério da Saúde. Ao todo, 6.068 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado, enquanto a covid causou 5.959 mortes no mesmo período.

 O número de mortes por Dengue no Brasil em 2024 ultrapassou os registros de óbitos por Covid-19. Os números representam um aumento de 414% nos óbitos causadas pela dengue em relação a 2023, quando foram registradas 1.179 vítimas da #doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 

O pico de mortes coincide com o período mais chuvoso no Brasil –geralmente, de novembro a maio na maior parte do território nacional. Nesse intervalo, o país costuma registrar um aumento significativo nas notificações de casos de dengue. 

A Dengue

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa "odioso do Egito").

Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:19, 18 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Complexo Solar Fotovoltaico Bom Jardim
Investimento

Multinacional francesa investe R$ 1 bilhão em complexo solar no Ceará e gera mais de mil empregos

Empreendimento de energia renovável gerou mais de mil empregos diretos no Ceará e projeta expansão com nova fase de investimentos.

Projeto SANAR-PE
Oportunidades

Senar-PE abre 180 vagas em cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

As inscrições seguem abertas até o dia 26 de maio. Ao todo, estão sendo ofertadas 180 vagas, distribuídas entre os polos de Bezerros, Belém do São Francisco, Limoeiro, Garanhuns, Serra Talhada e Recife

Aflitos terá telão em maio.
Esportes

Náutico anuncia novidade para os Aflitos, que terá estreia em maio; confira

A iniciativa faz parte de um conjunto de melhorias que vêm sendo implementadas pelo Timbu.

mais notícias

+

Newsletter