Pernambuco, 20 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

DENGUE: sorotipo 3 volta a circular de forma INTENSA no BRASIL depois de 17 anos

Segundo o Ministério da Saúde, os outros tipos da enfermidade, 1, 2 e 4, tiveram um retorno de 40% de casos desde dezembro de 2024.

20 de janeiro de 2025 às 12:54   - Atualizado às 13:27

Mosquito Aedes aegypti.

Mosquito Aedes aegypti. Foto: Reprodução

Depois de 17 anos, o sorotipo 3 da dengue voltou a circular de forma mais intensa no Brasil desde o fim do ano passado, juntamente com o 1, o 2 e o 4, e já representou 40,8% dos casos de dezembro de 2024, segundo o Ministério da Saúde.

Especialistas temem o aumento da incidência da doença, já que os infectados somente desenvolvem imunidade para o sorotipo que os atingiu, ficando sujeitos aos demais.

Em São Paulo, no total dos sorotipos, já são 43.817 casos prováveis neste ano e 13.921 confirmados, com um óbito. Os dados foram apresentados pela coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Regiane de Paula, durante entrevista à Rádio Eldorado nesta segunda-feira, 20 de fevereiro.

O governo paulista lançou na semana passada um plano de ações de combate ao mosquito transmissor e de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, cuja adesão está abaixo da esperada.

Mais que COVID

Conforme um levantamento realizado pelos dados do Ministério da Saúde. Ao todo, 6.068 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado, enquanto a covid-19 causou 5.959 mortes no mesmo período.

 O número de mortes por Dengue no Brasil em 2024 ultrapassou os registros de óbitos por Covid-19. Os números representam um aumento de 414% nos óbitos causadas pela dengue em relação a 2023, quando foram registradas 1.179 vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

O pico de mortes coincide com o período mais chuvoso no Brasil –geralmente, de novembro a maio na maior parte do território nacional. Nesse intervalo, o país costuma registrar um aumento significativo nas notificações de casos de dengue. 

A Dengue

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa "odioso do Egito").

Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

Estadão Conteúdo

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:15, 20 Abr

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Boletim

Bolsonaro completa uma semana internado pós-cirurgia e segue sem previsão de alta

O ex-presidente passou por um procedimento no domingo anterior (13), com duração de 12 horas, para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.

Aplicativo da Caixa.
Benefício

PIS 2025: quem tem direito, valores e calendário de pagamento

Quem trabalhou com carteira assinada em 2023 pode receber o benefício; veja se você tem direito, valores e calendário de pagamento.

A intenção da medida é equilibrar os gastos públicos e estimular a busca por alternativas de renda, promovendo mais independência para as famílias atendidas.
Dinheiro

Revisão no Bolsa Família: veja o que muda nas regras e como isso afeta os beneficiários

A intenção da medida é equilibrar os gastos públicos e estimular a busca por alternativas de renda, promovendo mais independência para as famílias atendidas.

mais notícias

+

Newsletter