Pernambuco, 10 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

Romildo Lacerda

04 de agosto de 2026 às 18:08   - Atualizado às 18:09

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O governo do presidente Donald Trump cancelou o visto diplomático da embaixadora Maria Luiza Viotti, responsável pela representação oficial do Brasil nos Estados Unidos. A medida foi divulgada nesta terça-feira, 4 de agosto, por um integrante da diplomacia norte-americana e ocorre em meio a um cenário de tensão nas relações entre os dois países.

Maria Luiza Viotti ocupa o cargo de embaixadora em Washington desde 2023, quando foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com sua nomeação, ela entrou para a história da diplomacia brasileira ao se tornar a primeira mulher a comandar a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

A decisão de cancelar o visto foi inicialmente revelada pelo jornalista Paulo Figueiredo, que participou de uma entrevista coletiva restrita a um grupo de jornalistas. Posteriormente, a informação foi confirmada pelo portal Metrópoles junto a profissionais da imprensa brasileira que acompanharam o encontro.

Itamaraty afirma que não recebeu comunicação prévia

De acordo com fontes do Ministério das Relações Exteriores ouvidas pela reportagem, o governo brasileiro não foi comunicado antecipadamente sobre a decisão das autoridades norte-americanas. Segundo essas informações, o Itamaraty tomou conhecimento da medida somente após sua divulgação pública.

Até o momento, não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo dos Estados Unidos explicando os fundamentos da decisão ou informando se a medida terá impacto sobre o exercício das funções diplomáticas da embaixadora.

Veja Também

A expectativa é de que o episódio seja tratado pelos canais diplomáticos entre Brasília e Washington nos próximos dias. O caso poderá motivar pedidos formais de esclarecimento por parte do governo brasileiro, uma vez que envolve a principal representante do Brasil na capital norte-americana.

Até a última atualização, nem o Itamaraty nem a Embaixada do Brasil em Washington haviam divulgado nota oficial comentando o cancelamento do visto ou indicando quais providências serão adotadas diante da decisão anunciada pelo governo dos Estados Unidos.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:30, 10 Ago

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Anvisa libera entrega de medicamentos por aplicativos e plataformas digitais
Delivery

Anvisa libera entrega de medicamentos por aplicativos e plataformas digitais

O órgão regulador publicou resolução no Diário Oficial da União autorizando a logística de farmácias por e-commerce, mas impõe regras rígidas de conformidade sanitária.

Uma bebê de 26 dias que havia sido sequestrada em Campo Grande (MS).
Resgate

Bebê brasileira é sequestrada e encontrada no Paraguai após mais de 48 horas; casal é preso

O sequestro aconteceu na sexta-feira, 7 de agosto. Segundo informações da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, uma mulher teria atraído a mãe da criança para uma residência.

Sexóloga abandona igreja evangélica e funda a maior comunidade de swing do Brasil
Mudança

Sexóloga abandona igreja evangélica e funda a maior comunidade de swing do Brasil

Criada em berço religioso, Camila Voluptas rompeu com dogmas, transformou a própria intimidade e o passado traumático em uma oportunidade de negócio.

mais notícias

+

Newsletter