Pernambuco, 18 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump alega que Brasil interfere na economia dos EUA e prorroga sanções por mais 1 ano

O texto repete as justificativas do decreto do ano passado, incluindo acusações de restrições à liberdade de expressão, violações de direitos humanos e perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Ricardo Lélis

28 de julho de 2026 às 19:57   - Atualizado às 19:57

Lula e Trump.

Lula e Trump. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prorroga por mais um ano a emergência nacional em relação ao Brasil, mantendo em vigor a declaração originalmente estabelecida pela ordem executiva de 30 de julho de 2025. O aviso foi publicado nesta quarta-feira (29) no Federal Register, o diário oficial dos EUA.

No documento, Trump afirma que permanecem válidas as razões que embasaram a declaração de emergência, alegando que políticas e ações do governo brasileiro continuam representando uma ameaça "incomum e extraordinária" à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.

O texto repete as justificativas do decreto do ano passado, incluindo acusações de restrições à liberdade de expressão, violações de direitos humanos e perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro, além de críticas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida, porém, não cria novas sanções nem restabelece tarifas. A prorrogação é uma exigência da Lei de Emergências Nacionais americana, que determina a renovação anual das declarações de emergência para evitar sua expiração automática.

O decreto de julho de 2025 havia imposto uma tarifa adicional de 40% sobre a maior parte das importações brasileiras com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês).

Veja Também

No entanto, essa tarifa deixou de vigorar em fevereiro de 2026, após a Suprema Corte dos EUA decidir que a IEEPA não confere ao presidente autoridade para impor tarifas comerciais.

Desde então, o regime tarifário mudou. Atualmente, está em vigor uma tarifa adicional de 25% sobre diversos produtos brasileiros, adotada com fundamento na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, após investigação conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês).

Neste mês, o USTR também anunciou a adição de uma alíquota de 12,5% ao País decorrente de investigações sobre trabalho forçado. O Brasil acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as sobretaxas.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:32, 18 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Programa Ganhe o Mundo envia 50 estudantes de Pernambuco para intercâmbio no Reino Unido.
Experiência

Programa Ganhe o Mundo envia 50 estudantes de Pernambuco para intercâmbio no Reino Unido

Primeira etapa do PGM 2026 começou nesta sexta-feira (16), com viagem de estudantes da rede estadual para uma imersão de 18 semanas no exterior.

Papa Leão XIV.
Comunicado

Papa Leão XIV recebe alta após cirurgia de câncer de pulmão e fará oração no domingo (18)

Pontífice deixará o hospital neste sábado (17), após exames confirmarem condições clínicas para a alta, e retornará ao Vaticano.

Vladimir Putin e Papa Leão XIV.
Diálogo

Papa Leão XIV pede cessar-fogo em cidade da Ucrânia em conversa por telefone com Putin

O pontífice realizou o contato com o presidente russo em um hospital, onde se recupera de uma cirurgia para retirada de um câncer de pulmão.

mais notícias

+

Newsletter