Janja e Alexandre de Moraes pegam carona em voo da FAB Foto: Reprodução/ Redes Sociais
A primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, viajaram juntos em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã do dia 13 de junho.
A aeronave decolou de Brasília às 9h15 com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde pousou às 10h50.
O voo foi oficialmente requisitado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que também estava a bordo.
Entre os 12 passageiros da aeronave estavam ainda a advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, segundo registros da Aeronáutica.
Nem a FAB nem o Ministério da Justiça divulgaram a lista oficial dos passageiros, mas imagens obtidas pelo portal Metrópoles mostram Janja, Moraes e Lewandowski desembarcando juntos em uma área reservada do aeroporto, acompanhados por seguranças.
A assessoria da primeira-dama confirmou a viagem, informando que “Janja tinha uma consulta na ginecologista e viajou de carona com os ministros, em um avião da FAB que já estava solicitado pelo ministro Lewandowski. Não tendo, então, custos adicionais para a União”.
Até o momento, nem o Ministério da Justiça nem o STF se manifestaram sobre a viagem.
Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou à Presidência, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, já realizou 30 viagens internacionais e esteve em 35 países, passando ao todo 130 dias fora do Brasil, 24 a mais do que o próprio presidente, conforme informações do Poder360.
Em 2025, Janja visitou cinco países em seis viagens, inclusive, duas vezes como representante do país, mesmo que não exerça nenhum cargo público.
A primeira-dama cumpriu agenda em Roma para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) de 11 a 13 de fevereiro. Junto do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a viagem custou aproximadamente R$ 260 mil.
Entre os dias 26 e 30 de março, Janja esteve na França, acompanhada de cinco assessores, antecedendo a chegada de Lula, para participar da Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G). As diárias custaram, em média, R$ 18 mil.
2
4
14:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
Segundo o ministério, foram distribuídas 138 milhões de camisinhas nos últimos três meses para reforçar o estoque do SUS durante o feriado.
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
mais notícias
+