Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

INSS: perícias com médicos em GREVE serão automaticamente reagendadas; ENTENDA

"A medida administrativa visa proteger os requerentes e preservar o interesse público, assegurando a continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais da Perícia Médica Federal", afirmou o governo.

Fernanda Diniz

27 de janeiro de 2025 às 11:48   - Atualizado às 12:01

Fachada do INSS.

Fachada do INSS. Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira 27 de janeiro, as perícias que estão direcionadas a médicos em estado de greve serão automaticamente reagendadas pela Dataprev para outro perito que esteja atendendo normalmente.

“Os médicos que aderiram à greve terão as agendas suspensas integralmente e será promovido o desconto integral dos salários referentes ao período em que o participante continuar em greve”, informou o Ministério da Previdência Social.

De acordo com a pasta, os segurados que precisam passar por perícia serão notificados sobre o dia e o horário do novo agendamento por meio da Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS (mensagens automáticas).

“A medida administrativa visa proteger os requerentes e preservar o interesse público, assegurando a continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais da Perícia Médica Federal e a realização dos atendimentos dos requerentes da Previdência Social.”

Greve


Segundo o ministério, desde setembro de 2024, cerca de 10% dos peritos fazem greve parcial, atendendo número reduzido de perícias.

Veja Também

“O modelo contraria o dever de comunicação prévia nos casos de paralisação de serviços essenciais, conforme a Lei n.º 7.783, de 28 de junho de 1989, e impede que a administração possa mitigar o dano ocasionado pela falta do perito médico e organizar os atendimentos, remarcando as perícias médicas que não serão realizadas.”

O motivo da greve, de acordo com a pasta, é a inconformidade de associação da categoria com acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que declarou ilegais dispositivos do acordo de greve de 2022, que reduziu em 40% a produtividade dos peritos.

“Seguindo decisão do TCU, o Ministério da Previdência Social criou novo Programa de Gestão e Desempenho para a categoria, o que resultou em aumento da produtividade. A adesão ao novo PGD atingiu 90% dos peritos.”

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:26, 26 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Conta de Luz
Reajuste

Tarifas de cinco distribuidoras do Norte e Nordeste cairão a partir desta quarta (26), define Aneel; saiba quais

Segundo a agência, a queda será possível após repactuação de dívidas das geradoras hidrelétricas com a utilização de áreas públicas, encargo conhecido como Uso de Bem Público (UBP)

LACEN-PE utiliza novo sistema portátil para análise da água usada em hemodiálise
Destaque

LACEN-PE é o primeiro laboratório público do Nordeste a usar sistema para hemodiálises

Nova tecnologia permite análise mais rápida de endotoxinas na água usada em tratamentos de hemodiálise em Pernambuco

Daniel Santos, ex-prefeito de Ananindeua e candidato ao Governo do Pará
Vazou

Daniel Santos, candidato ao governo do Pará, tem suposto vídeo íntimo divulgado nas redes; esposa sai em defesa dele

Ex-prefeito de Ananindeua ainda não comentou a autenticidade do material compartilhado na internet

mais notícias

+

Newsletter