Pernambuco, 01 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

GREVE do INSS chega ao FIM e presidente da instituição espera que tudo se normalize nesta sexta (30)

Devido a medidas adminitrativas, como o corte de ponto dos servidores em ato, e da ação judicial no Superior Tribunal de Justiça (STJ), não houve uma redução significativa nos serviços prestados.

29 de agosto de 2024 às 16:49   - Atualizado às 17:42

INSS.

INSS. Foto: Reprodução/INSS

Na noite de quarta-feira, 28 de agosto, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alexandro Stefanutto, espera que com a assinatura do acordo com representantes das carreiras do seguro social, tudo se normalize nas agências até sexta-feira, 30 de agosto. 

“A greve, claro, teve seus impactos, com serviços que não foram feitos, mas a gente tem convicção de que as pessoas que não foram atendidas serão atendidas agora e a gente volta para a vida normal”, afirmou ele ao Metrópoles logo após a assinatura do acordo.

Devido a medidas adminitrativas, como o corte de ponto dos servidores em greve, e da ação judicial  no Superior Tribunal de Justiça (STJ), não houve uma redução significativa nos serviços prestados. Em relação ao apoio às perícias, por exemplo, a perda foi cerca de 3% a 4%. 

Nesta quinta-feira, 29 de agosto, está prevista a assinatura do acordo com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenaps) tem adotado uma postura mais cautelosa e ainda pretende consultar a base. No entanto, destacou que houve avanço na negociação. 

Sobre a greve do INSS

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ligados ao Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo iniciaram na quarta-feira, 10 de julho, uma greve a nível nacional.

Leia Também

A paralisação ocorre por falta de acordo com o Governo Federal sobre reajuste salarial, e atinge tanto quem trabalha de forma presencial nas agências quanto aqueles que atuam em home office.

A paralisação pode afetar a análise da concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial (exceto perícia médica e análise de recursos e revisões de pensões e aposentadorias. Apesar das inúmeras rodadas de negociação com o governo, não houve acordo quanto ao reajuste salarial da categoria. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no estado de São Paulo (SINSSP) ficou aprovada a instalação do comando de greve, com a primeira reunião marcada para o dia 12, para analisar os rumos do movimento.

O INSS tem 19 mil servidores ativos no quadro. A maioria – 15 mil – formada por técnicos – responsáveis pela maioria dos serviços da instituição, além de 4 mil analistas. Ao todo, 50% dos servidores, ainda estão no trabalho remoto, em home office.

 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

04:21, 01 Set

Descrição da imagem

23

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Minitra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Declaração

Tebet: "Não vamos mudar o arcabouço e muito menos mudar a meta do ano que vem"

A fala da ministra do Planejamento e Orçamento, aconteceu neste sábado, 31 de agosto, sobre o corte de R$ 25,9 bilhões em 2025, para cumprir a meta do déficit zero .

Mulheres que vivem no McDonald's são acusadas de racismo contra um grupo de adolescentes
Crime

Mulheres que vivem no McDonald's são acusadas de racismo contra um grupo de adolescentes

Susane Paula Muratori Geremia, de 64 anos, e sua filha, Bruna Muratori, de 31 anos foram levadas para delegacia.

Peão morre após ser pisoteado por touro em rodeio
Ocorrência

Peão de 21 anos MORRE após ser PISOTEADO por touro durante RODEIO

O acidente aconteceu durante a segunda montaria, quando jovem sofreu uma queda e foi atingido pelo animal na região do tórax.

mais notícias

+