Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo do DF pede a Moraes para avaliar se Bolsonaro tem condições de ficar preso na Papuda

Documento menciona a condição médica do ex-presidente e as cirurgias abdominais realizadas pelo ex-presidente nos últimos meses.

Ricardo Lélis

05 de novembro de 2025 às 17:32   - Atualizado às 17:32

Ex-presidente Jair Bolsonaro em Hospital.

Ex-presidente Jair Bolsonaro em Hospital. Foto: Reprodução

O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), solicitou  ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma avaliação médica para verificar a “compatibilidade” de cumprir eventual prisão no Complexo Penitenciário da Papuda.

“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizados nos estabelecimentos prisionais desta Capital da República”, diz o documento.

O ofício, assinado pelo secretário da Seape, Wenderson Souza e Teles, é justificado pela proximidade do julgamento dos recursos da ação penal da trama golpista e pela possibilidade de um ou mais réus serem recolhidos ao sistema penitenciário do DF.

No texto, Teles também menciona a condição médica de Bolsonaro e as cirurgias abdominais realizadas pelo ex-presidente nos últimos meses.

“Salienta-se que é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas. [...] Registra-se, ainda, que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, completa o documento.

Conteúdos Recomendados

Defesa de Bolsonaro pede revisão da pena

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 27 de outubro, embargos de declaração para “sanar as ambiguidades, omissões, contradições e obscuridades” da decisão do STF que o condenou por tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro é um dos réus do Núcleo 1 da trama golpista e foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, da qual foi apontado como líder, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Os advogados de Bolsonaro pediram a revisão da dosimetria da pena, alegando ausência de individualização adequada e violação ao princípio da proporcionalidade. Segundo eles, as circunstâncias negativas para o estabelecimento da pena não estão presentes no acórdão. 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:16, 11 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares e celebra a luta por igualdade racial no Brasil.
Brasil

Feriado nacional: o que muda com o Dia da Consciência Negra no Brasil

A lei declarou o 20 de novembro feriado em todo o país para valorizar a herança afro-brasileira e combater o racismo.

Polícia Civil prende cinco pessoas em nova fase da Operação contra bebidas adulteradas por metanol
Ação

Polícia Civil prende cinco pessoas em nova fase da Operação contra bebidas adulteradas por metanol

Na ocasião, foram apreendidas grandes quantidades de garrafas, rótulos, selos e tampas, que eram enviados a diversos compradores para o envasamento de bebidas em fábricas clandestinas

IPCA de outubro sobe apenas 0,09%, menor índice para o mês desde 1998, com queda nas tarifas de energia e estabilidade nos preços dos alimentos.
Brasil

Inflação atinge apenas 0,09% em outubro, menor nível para o mês desde 1998

O IPCA registrou elevação de apenas 0,09% em outubro, em queda frente aos 0,48% de setembro, impacto da energia elétrica foi decisivo.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter