Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa proíbe três marcas de café em pó após detectar toxina

Os produtos ainda descumpriram normas básicas de rotulagem ao anunciarem ingredientes de qualidade que, na prática, não estavam presentes nas embalagens.

Everthon Santos

02 de junho de 2025 às 09:59   - Atualizado às 09:59

Imagem ilustrativa de uma xícara de café.

Imagem ilustrativa de uma xícara de café. Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, venda e divulgação de três marcas de café em pó no Brasil. A decisão foi tomada após a detecção da toxina ocratoxina A, substância nociva à saúde humana.

As marcas banidas são Melissa, Pingo Preto e Oficial, que já haviam sido consideradas impróprias para consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no mês de março.

Além da presença da toxina, as três marcas apresentaram níveis elevados de impurezas e matérias estranhas.

Os produtos ainda descumpriram normas básicas de rotulagem ao anunciarem ingredientes de qualidade que, na prática, não estavam presentes nas embalagens.

As análises laboratoriais confirmaram que os cafés vendidos pelas marcas continham grãos crus, resíduos agrícolas e até materiais como galhos, areia e pedras.

Veja Também

Com base nesses dados, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos.

A medida vale para todos os lotes disponíveis no mercado, e os fabricantes devem recolher imediatamente os estoques.

Segundo o Mapa, os testes realizados em laboratórios oficiais indicaram uma concentração de matérias estranhas acima do limite legal de 1%, determinado pela legislação brasileira.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, explicou que as amostras analisadas não apresentaram características de um café verdadeiro.

Segundo ele, os produtos não continham café torrado e moído de qualidade, mas sim uma mistura de restos agrícolas sem valor nutricional.

“Era lixo da lavoura. Os ingredientes analisados não podem ser considerados alimento”, afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:07, 05 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA
Decisão

Trump autoriza cancelamento do visto de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos

Não foram apresentados detalhes oficiais sobre os motivos que levaram ao cancelamento do visto da diplomata. Também não houve manifestação pública do governo americano explicando os fundamentos da decisão

Ex-presidente e ex-ministro do STF, Luís Roberto Barroso
Saúde

Barroso é internado em São Paulo após intoxicação alimentar contraída durante viagem à França

Além dos sintomas da intoxicação alimentar, o ex-presidente do STF também apresentou comprometimento da função renal, o que levou à decisão pela internação para acompanhamento mais rigoroso

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'
Internet

Ator processa Casimiro e pede indenização de R$ 120 mil após ser chamado de 'esquisito'

A faça aconteceu enquanto o influenciador reagia a um episódio do programa Pesadelo na Cozinha ao vivo.

mais notícias

+

Newsletter