Pernambuco, 12 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa proíbe três marcas de café em pó após detectar toxina

Os produtos ainda descumpriram normas básicas de rotulagem ao anunciarem ingredientes de qualidade que, na prática, não estavam presentes nas embalagens.

Everthon Santos

02 de junho de 2025 às 09:59   - Atualizado às 09:59

Imagem ilustrativa de uma xícara de café.

Imagem ilustrativa de uma xícara de café. Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, venda e divulgação de três marcas de café em pó no Brasil. A decisão foi tomada após a detecção da toxina ocratoxina A, substância nociva à saúde humana.

As marcas banidas são Melissa, Pingo Preto e Oficial, que já haviam sido consideradas impróprias para consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no mês de março.

Além da presença da toxina, as três marcas apresentaram níveis elevados de impurezas e matérias estranhas.

Os produtos ainda descumpriram normas básicas de rotulagem ao anunciarem ingredientes de qualidade que, na prática, não estavam presentes nas embalagens.

As análises laboratoriais confirmaram que os cafés vendidos pelas marcas continham grãos crus, resíduos agrícolas e até materiais como galhos, areia e pedras.

Veja Também

Com base nesses dados, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos.

A medida vale para todos os lotes disponíveis no mercado, e os fabricantes devem recolher imediatamente os estoques.

Segundo o Mapa, os testes realizados em laboratórios oficiais indicaram uma concentração de matérias estranhas acima do limite legal de 1%, determinado pela legislação brasileira.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, explicou que as amostras analisadas não apresentaram características de um café verdadeiro.

Segundo ele, os produtos não continham café torrado e moído de qualidade, mas sim uma mistura de restos agrícolas sem valor nutricional.

“Era lixo da lavoura. Os ingredientes analisados não podem ser considerados alimento”, afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:53, 12 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Dados foram divulgados nesta quinta-feira, 12 de março, pelo IBGE.
Economia

Inflação oficial desacelera para 3,81% em 12 meses; fevereiro tem alta de 0,7%

Altas em educação e transportes concentraram cerca de 66% do resultado da inflação em fevereiro, com impacto dos reajustes nas mensalidades escolares.

Alexandre de Moraes
Ministro

EUA avaliam voltar a sancionar Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky

Discussão ocorre no governo Trump e envolve críticas à atuação do ministro do STF em temas ligados às redes sociais.

Erika Hilton- abaixo-assinado
Abaixo-assinado

Erika Hilton vira alvo de campanha "#ELENÃO" após assumir Comissão da Mulher

Deputada do PSOL foi eleita presidente do colegiado na Câmara e enfrenta críticas de parlamentares da oposição.

mais notícias

+

Newsletter