Adolescente em festa de formatura com a família, em Mossoró. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, um adolescente chamou atenção nas redes sociais ao usar um traje que fazia referência às forças armadas da Alemanha nazista durante uma festa de formatura da prima, realizada no último sábado, 10 de janeiro. Além do fardamento, ele também foi flagrado em vídeos fazendo a saudação nazista, gesto associado ao regime liderado por Adolf Hitler.
As imagens circularam poucas horas após o evento. Segundo a organização da festa, o adolescente participou do baile como convidado de duas irmãs que eram formandas.
Em nota, a Facene, instituição de ensino à qual pertenciam os formandos, afirmou que não teve participação na organização do evento, que foi conduzido por um cerimonial privado. Ainda assim, a faculdade repudiou a conduta do adolescente.
“Tal manifestação é repugnante, afronta os valores democráticos, a dignidade humana e a memória das vítimas do nazismo, sendo totalmente incompatível com os princípios éticos, humanísticos e acadêmicos que orientam nossa instituição”, afirmou a instituição.
A Facene também informou que adotará medidas para evitar situações semelhantes, como o reforço de comunicações aos formandos e à comunidade acadêmica sobre a inexistência de vínculo institucional com eventos privados, além da revisão de orientações sobre o uso de espaços e parcerias externas. A faculdade declarou ainda que pretende cooperar com os organizadores do baile para apurar os fatos.
Já a Master Produções e Eventos, responsável pela organização da festa, informou que o adolescente chegou ao local acompanhado dos pais e sem qualquer vestimenta inadequada. Segundo a empresa, a troca de roupa ocorreu após o cerimonial, sem o conhecimento da organização.
“Em um momento pontual, sem o conhecimento da organização, houve a troca de roupa para registros fotográficos de cunho pessoal”, informou a produtora.
A empresa também divulgou nota de repúdio ao ocorrido.
“A Master Produções e Eventos repudia de forma veemente qualquer ato, símbolo ou manifestação relacionada ao nazismo ou a ideologias de ódio. A apologia ao nazismo é crime no Brasil, e não compactuamos, não toleramos e não aceitaremos esse tipo de conduta em eventos sob nossa responsabilidade”, destacou.
2
3
4
02:08, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+