Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Toffoli anula atos da Lava Jato contra ex-ministro de Lula e Dilma

Na decisão que anulou as condenações contra Paulo Bernardo, o magistrado mencionou o conluio entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores do Ministério Público Federal.

Jameson Ramos

07 de junho de 2025 às 12:55   - Atualizado às 12:57

Ministro do STF, Dias Toffoli

Ministro do STF, Dias Toffoli Foto: Carlos Moura/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anulou todos os atos da Operação Lava Jato e do então juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, contra o ex-ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, por ausência de Justa Causa.

A ordem do ministro também tranca uma ação penal que tramitava na Justiça Federal de São Paulo.

O ex-ministro pedia que fosse contemplado, por extensão, de uma determinação de Toffoli que declarou nulos os atos da operação contra o advogado Guilherme de Salles Gonçalves - alvo de duas ações da Polícia Federal em investigações decorrentes da Lava Jato.

Na decisão que anulou as condenações contra o Paulo Bernardo, Dias Toffoli mencionou o conluio entre o então juiz Sérgio Moro, que hoje é senador, e procuradores do Ministério Público Federal.

Para o ministro, houve um “prévio acerto entre acusação e magistrado para deflagração de operações policiais” contra Gonçalves e Bernardo.

Veja Também

“Diante de condição objetiva que macula de nulidade os atos processuais praticados em desfavor do requerente, é inegável a identidade de situações jurídicas”, escreveu Toffoli.

O ministro já tinha anulado o uso de provas do acordo de leniência da Odebrecht contra Paulo Bernardo em 2023, em uma ação penal no Rio Grande do sul, por supostas práticas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ligadas a contratos da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre.

Anulação Palocci

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou no dia 19 de fevereiro deste ano, todas as provas e processos contra o ex-ministro Antônio Palocci (Governos Lula e Dilma) na Operação Lava Jato.

Foi decretada a "nulidade absoluta de todos os atos praticados" contra o ex-ministro nas investigações e ações da Lava Jato, inclusive na fase pré-processual.

Toffoli estendeu a Palocci decisões que beneficiaram o presidente Lula, os empresários Marcelo Odebrecht Raul Schmidt Felippe Júnior e Léo Pinheiro e o ex-governador paranaense Beto Richa (PSDB).

O ministro afirmou que o "método" usado pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelos procuradores da força-tarefa de Curitiba prejudicaram Palocci.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:37, 18 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Kaio Maniçoba e Eduardo da Fonte.
Apoio

Kaio Maniçoba afirma que Eduardo da Fonte é o nome mais forte e capacitado para o Senado

"Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho essencial que ele realiza nos hospitais de Pernambuco", disse o deputado.

Eduardo Moura, vereador do Recife, em entrevista ao Portal de Prefeitura.
Eleições

Eduardo Moura confirma pré-candidatura a deputado federal; apoio a Raquel será definido pelo partido

O vereador do Recife confirmou a informação ao Portal de Prefeitura antes do lançamento oficial que vai ser feito ainda nesta sexta (17).

Kleber Lucas, cantor gospel
Articulação

Kleber Lucas no PT; cantor gospel é cotado para suplência de Benedita da Silva no senado

Dirigentes do partido avaliam que sua trajetória pode facilitar a interlocução do PT com o eleitorado evangélico, considerado um segmento decisivo para o pleito de outubro

mais notícias

+

Newsletter