Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Toffoli anula atos da Lava Jato contra ex-ministro de Lula e Dilma

Na decisão que anulou as condenações contra Paulo Bernardo, o magistrado mencionou o conluio entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores do Ministério Público Federal.

Jameson Ramos

07 de junho de 2025 às 12:55   - Atualizado às 12:57

Ministro do STF, Dias Toffoli

Ministro do STF, Dias Toffoli Foto: Carlos Moura/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anulou todos os atos da Operação Lava Jato e do então juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, contra o ex-ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, por ausência de Justa Causa.

A ordem do ministro também tranca uma ação penal que tramitava na Justiça Federal de São Paulo.

O ex-ministro pedia que fosse contemplado, por extensão, de uma determinação de Toffoli que declarou nulos os atos da operação contra o advogado Guilherme de Salles Gonçalves - alvo de duas ações da Polícia Federal em investigações decorrentes da Lava Jato.

Na decisão que anulou as condenações contra o Paulo Bernardo, Dias Toffoli mencionou o conluio entre o então juiz Sérgio Moro, que hoje é senador, e procuradores do Ministério Público Federal.

Para o ministro, houve um “prévio acerto entre acusação e magistrado para deflagração de operações policiais” contra Gonçalves e Bernardo.

Veja Também

“Diante de condição objetiva que macula de nulidade os atos processuais praticados em desfavor do requerente, é inegável a identidade de situações jurídicas”, escreveu Toffoli.

O ministro já tinha anulado o uso de provas do acordo de leniência da Odebrecht contra Paulo Bernardo em 2023, em uma ação penal no Rio Grande do sul, por supostas práticas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ligadas a contratos da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre.

Anulação Palocci

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou no dia 19 de fevereiro deste ano, todas as provas e processos contra o ex-ministro Antônio Palocci (Governos Lula e Dilma) na Operação Lava Jato.

Foi decretada a "nulidade absoluta de todos os atos praticados" contra o ex-ministro nas investigações e ações da Lava Jato, inclusive na fase pré-processual.

Toffoli estendeu a Palocci decisões que beneficiaram o presidente Lula, os empresários Marcelo Odebrecht Raul Schmidt Felippe Júnior e Léo Pinheiro e o ex-governador paranaense Beto Richa (PSDB).

O ministro afirmou que o "método" usado pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelos procuradores da força-tarefa de Curitiba prejudicaram Palocci.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:52, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter