Pernambuco, 25 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

TCE mantém ilegalidade das contratações temporárias feitas pela Prefeitura de São Vicente Férrer

O Pleno considerou que a justificativa baseada na crise de saúde pública não foi suficiente para alterar a decisão anterior.

25 de agosto de 2024 às 11:00   - Atualizado às 11:10

Prefeito de São Vicente Férrer.

Prefeito de São Vicente Férrer. Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) reafirmou, em sessão realizada em 21 de agosto de 2024, a ilegalidade das contratações temporárias feitas pela Prefeitura de São Vicente Férrer, comandada pelo prefeito Marcone Vicente dos Santos, no início de 2020. As informações foram divulgadas pelo Jaula Cursos.

A decisão foi unânime entre os conselheiros, que mantiveram o entendimento original de que as admissões, ocorridas principalmente nos meses de janeiro e fevereiro daquele ano, não atenderam aos requisitos constitucionais necessários.

O processo, relatado pelo conselheiro Ranilson Ramos, teve como base o Acórdão T.C. nº 2051/2022, que já havia apontado irregularidades na ausência de um processo seletivo simplificado, conforme previsto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal. As contratações ocorreram pouco antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar oficialmente a pandemia de Covid-19 em março de 2020, e a defesa do gestor municipal alegou que as medidas eram uma resposta imediata à iminente crise sanitária.

Apesar dos argumentos apresentados em recurso, o Pleno do TCE-PE considerou que a justificativa baseada na crise de saúde pública não foi suficiente para alterar a decisão anterior. Embora não tenha sido identificada má-fé ou dolo por parte do gestor, a corte destacou a falha administrativa pela falta de um processo seletivo adequado, essencial para garantir a transparência e a legalidade nas contratações públicas.

O Tribunal também reconheceu o desafio enfrentado pelos gestores públicos no período pré-pandêmico, mas reiterou a importância de equilibrar a resposta emergencial com o cumprimento das exigências legais.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:17, 25 Ago

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Cal Volia tem nome retirado de lista com prefeitos que tiveram contas rejeitadas.
Relatório

TCE divulga lista atualizada de prefeitos com contas rejeitadas

A nova relação reconhece a inexistência de impedimento à candidatura do postulante à Prefeitura de Itapissuma no pleito de outubro deste ano

Logo Portal de Prefeitura
Relação

TCE divulga lista com 144 prefeitos que tiveram contas rejeitadas

O documento foi entregue ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE), desembargador Cândido Saraiva, por determinação da Lei Federal 9.504/97.

Em PERNAMBUCO, TCE vai testar veículos de transporte escolar públicos.
Fiscalização

Em PERNAMBUCO, TCE vai testar veículos de transporte escolar públicos

O evento, que terá a participação de gestores e dirigentes de educação municipal, acontece entre 30 de julho e 1º de agosto.

mais notícias

+